O que Londres, Madri e Roma têm em comum? São importantes capitais da Europa, centros de excelência no futebol e cidades prestes a pegar fogo porque seus dérbis de maior rivalidade acontecerão neste sábado. E dá para ver os três. Arsenal x Tottenham será de manhã; Roma x Lazio no meio da tarde; e Atlético de Madrid x Real Madrid no comecinho da noite. Não para por aí porque o Campeonato Italiano ainda nos trará Napoli x Milan, e o futebol brasileiro pode comemorar o acesso do Ceará – e do Paraná – à segunda divisão.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Napoli x Milan
Sábado, 17h45 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Napoli (1.48), Milan (6.76), empate (4.70)

Não se trata de um dérbi, mas podemos nos contentar com a rivalidade à flor da pele de um clássico nacional entre o norte e o sul da Itália. Ninguém na península, nem mesmo a Juventus, vem demonstrando um futebol melhor que o do Napoli, líder invicto com 10 vitórias e dois empates, 32 gols marcados e oito sofridos. Certamente não o Milan, sétimo colocado, tentando se assentar em uma temporada que deveria ser a da virada para o gigante. Muitos jogadores foram contratados, nem todos corresponderam. Contestado, o técnico Montella não consegue levar seu time a uma vitória em casa há três rodadas. Boa notícia que a próxima rodada é fora dos seus domínios. Boa? No San Paolo, o Napoli não perde pela Serie A desde fevereiro. São oito vitórias e dois empates nesse período.

Os clássicos

Arsenal x Tottenham
Sábado, 10h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Arsenal (2.45), Tottenham (2.90), empate  (3.57)

É um daqueles dias do ano em que o norte de Londres pega fogo. Quatro pontos separam os grandes rivais da região na tabela da Premier League, além do momento atual. O Tottenham está muito bem, obrigado, e desde a segunda rodada, só perdeu para o Manchester United, em Old Trafford, pelo placar mínimo. Ocupa a terceira posição, empatado em pontos com os Red Devils. O Arsenal oscila mais. Está em sexto, tentando entrar na zona dos quatro primeiros, e vem de derrota para o Manchester City. O retrospecto conta a favor: não perde dos Spurs, como mandante, desde 2010.

Roma x Lazio
Sábado, 15h (Fox Sports 2)
Cotações da Oddshark: Roma (2.23), Lazio (3.24), empate (3.54)

El Shaarawy está em boa fase pela Roma (Foto: Getty Images)

A Roma tem melhorado o seu desempenho, principalmente ofensivo. Marcou sete vezes nas suas últimas duas partidas, incluindo uma vitória categórica sobre o Chelsea. No Campeonato Italiano, emendou quatro vitórias seguidas e só não é o time com a melhor forma recente do torneio justamente por causa da grande rival. A Lazio tem seis triunfos seguidos, distribuindo gols em todo mundo: três no Verona e no Cagliari, cinco no Benevento, seis no Sassuolo. E até bateu a Juventus nesse período.

Atlético de Madrid x Real Madrid
Sábado, 17h45 (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Atlético (3.25), Real Madrid (2.27), empate (3.48)

O atual bicampeão europeu não começou a temporada como queria. Ganhou apenas três das primeiras cinco rodadas do Campeonato Espanhol e se encontrou longe do líder Barcelona. Recuperou-se vencendo cinco em seis, mas ainda sem convencer. O mesmo pode ser dito sobre o Atlético de Madrid. O começo da temporada dos colchoneros é claudicante. Já são cinco empates em La Liga e três das cinco vitórias vieram pela diferença mínima no placar. Na Champions League, a eliminação é quase certa. O dérbi é sempre uma boa oportunidade para ser o ponto de inflexão da temporada. Para ambos.

O cara

Gonçalo Guedes
Espanyol x Valencia
Domingo, 13h15 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Espanyol (3.26), Valencia (2.28), empate (3.42)

Guedes brilhou pela seleção portuguesa (Foto: Getty Images)

Marcelino está conseguindo colocar o Valencia nos trilhos. A campanha é muito acima da expectativa, com oito vitórias, três empates, a vice-liderança e o melhor ataque, empatado com o Barcelona em 30 gols. Muito se deve às atuações brilhantes do jovem português Gonçalo Guedes, autor de três gols e cinco assistências em nove jogos do Campeonato Espanhol. Na data Fifa, foi titular nos dois jogos de Portugal e decidiu a vitória por 3 a 0 sobre a Arábia Saudita, com um tento e um passe decisivo.

O campeão

Flamengo x Corinthians
Domingo, 17h (Globo, menos MG e BA e Premiere)
Cotações da Oddshark: Flamengo (1.76), Corinthians (4.36), empate (3.56)

O famoso jogo das faixas. Cabe ao Corinthians recebê-las, após selar o título na última quarta-feira, contra o Fluminense. E ao Flamengo, carimbá-las. Mas as coisas não estão boas para os lados da Gávea. A torcida reclama de uma equipe muito mole, que está com dificuldades para ganhar seus jogos – apenas uma vitória nas últimas seis rodadas – e para atingir os objetivos mínimos dentro do Brasileirão. A vaga na Libertadores é obrigação para o Flamengo, diante de tanto investimento, e, neste momento, o clube ocupa o limiar da zona de classificação, com o mesmo número de pontos do rival Vasco, que tem um orçamento bem menor.

Fique de olho

Criciúma x Ceará
Sábado, 19h30 (SporTV, menos SC, e Premiere)
Cotações da Oddshark: Criciúma (3.09), Ceará (2.33), empate (3.10)

A expectativa é que seja o jogo do acesso do Vovô. O Ceará está em terceiro lugar na Série B, com 63 pontos, cinco a mais que o Londrina, quinto colocado, e do Oeste, sexto. E há apenas seis pontos em disputa. Ou seja, uma vitória garante o clube na elite, de qualquer maneira. Em caso de empate ou derrota, tudo dependeria do jogo do Londrina contra o líder América Mineiro, no Estádio do Café, e do Oeste contra o ABC, no Frasqueirão. Se os dois não vencerem, o Ceará conquista o acesso independente do resultado que obtiver contra o Criciúma, décimo colocado e em péssima fase. Ganhou apenas um dos últimos oito jogos pela segunda divisão. A chance de o Paraná também garantir o acesso é razoável: tem 60 pontos, dois a mais que a dupla e cinco acima do Vila Nova. Pega o CRB, fora de casa, precisando vencer e torcendo contra tropeços.

Leicester x Manchester City
Sábado, 13h00 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Leicester (8.61), Manchester City (1.35), empate (5.66)

A equipe de Guardiola está voando neste começo de temporada (Foto: Getty Images)

Enquanto o Manchester City estiver desempenhando um futebol exuberante, sempre valerá a pena ficar de olho nele. São 14 vitórias nas últimas 15 partidas, com a única exceção sendo o empate sem gols contra o Wolverhampton, na Copa da Liga Inglesa. A classificação veio nos pênaltis. E o mais impressionante é a quantidade de gols marcados nesses 14 jogos: em nove deles, pelo menos três bolas na rede. O próximo desafio será a segura defesa do Leicester, agora sob o comando de Claude Puel, que estreou vencendo o Everton e, em seguida, empatou com o Stoke City, fora de casa.

Vale uma zapeada

Independiente x River Plate
Domingo, 22h30 (Fox Sports 2)
Cotações da Oddshark: Independiente (4.34), River (1.88), empate (3.40)

A regra é a seguinte: quando a televisão estiver ligada, e houver dez títulos de Libertadores em campo, você precisa parar pelo menos um pouco para assistir. Independiente e River Plate não começaram muito bem o Campeonato Argentino e estão no meio da tabela, com os mesmos 12 pontos. O River lambe as feridas da eliminação dolorida para o Lanús na Libertadores e agora precisa se recuperar no Argentinão: não ganha há cinco rodadas. A equipe de Avellaneda começava a emender uma sequência melhor, com vitórias sobre Vélez e Chacarita, antes de voltar a tropeçar, com empates diante do Patronato e do Belgrano.

Hoffenheim x Eintracht Frankfurt
Sábado, 12h30 (Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Hoffenheim (2.20), Eintracht Frankfurt (3.27), empate (3.59)

Um jogo interessante entre o quinto e o sétimo colocado da Bundesliga, em momentos diferentes. O Hoffenheim começou bem a competição, mas passou quatro rodadas sem vencer e se recuperou batendo o Colônia, por 3 a 0, na última rodada. O Eintracht Frankfurt, por outro lado, tem a terceira maior sequência invicta do torneio, com cinco rodadas (três vitórias e dois empates), atrás do Bayern, com oito, e do Wolfsburg, que soma sete partidas sem perder, mas, como empatou todas elas, também soma nove partidas sem vencer.