Chegou a hora de dizer adeus. Para os principais campeonatos nacionais e copas da Europa, que chegam ao fim neste fim de semana, deixando apenas a final da Champions League pendente. E para lendas, como Jupp Heynckes e Andrés Iniesta, que representam clubes que marcaram suas vidas pela última vez neste fim de semana. E se você ainda não estiver satisfeito, pode se deliciar com uma rodada do Campeonato Brasileiro cheia de clássicos.

O jogão

Lazio x Inter 
Domingo, 15h45 (ESPN)
Cotações da Odd Shark: Lazio (2.47), Inter (2.80), empate (3.59)

O Crotone, de Walter Zenga, ex-goleiro nerazzurri, prestou um grande serviço à Internazionale na última rodada. Segurou o empate por 2 a 2 com a Lazio e manteve as chance de a tricampeã europeia voltar a disputar a Champions League na próxima temporada. Para isso, a Inter precisa vencer a adversária, em Roma. A diferença entre os dois times está em três pontos. Como o jogo do primeiro turno terminou 0 a 0, uma vitória dos visitantes garante o empate em pontos e a vantagem no primeiro critério de desempate, que é o confronto direto. Em casa, a Lazio não tem um rendimento tão impenetrável. Perdeu quatro vezes e tem apenas a sétima campanha da Serie A como mandante. É melhor quando viaja. E a Inter ganhou duas das últimas três visitas à Lazio. 

Fique de olho

Chelsea x Manchester United
Sábado, 13h15 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Chelsea (2.85), United (2.75), empate (3.11)

Gary Neville tocou em um ponto interessante: a temporada do Manchester United pode terminar muito parecida com um dos seus piores pesadelos. É verdade que o time de José Mourinho melhorou na Premier League e conseguiu ser vice-campeão pela primeira vez desde a Era Ferguson. No entanto, o Manchester City foi campeão inglês e da Copa da Liga. O Liverpool pode ser campeão europeu. E, se os Red Devils não vencerem a final da Copa da Inglaterra, o Chelsea, outro rival, pode ficar com o último troféu à disposição e dar uma despedida feliz para Antonio Conte, que provavelmente não será técnico dos Blues na próxima temporada. No entanto, a vitória garantiria o terceiro troféu importante do reinado de Mourinho em Old Trafford – com mais uma Supercopa da Inglaterra – e faria o United igualar o recorde de 13 FA Cups do Arsenal. 

Bayern de Munique x Eintracht Frankfurt
Sábado, 15h (ESPN)
Cotações da Odd Shark: Bayern (1.23), Frankfurt (12.26), empate (6.38)

Jupp Heynckes, do Bayern de Munique (Photo by Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

Jupp Heynckes saiu da aposentadoria para servir ao Bayern de Munique mais uma vez. Pegou o time bagunçado das mãos de Carlo Ancelotti e conseguiu extrair um ótimo rendimento, responsável por mais um título folgado da Bundesliga e de uma boa campanha na Champions, eliminado jogando melhor que o Real Madrid em grande parte do duelo. Merece uma despedida à altura. O último jogo do treinador antes de recolocar as pantufas será a decisão da Copa da Alemanha, que os bávaros não conquistam desde 2015/16. No outro lado, está o Eintracht Frankfurt, treinado por Niko Kovac, que sucederá Heynckes em Munique. O clube busca o seu quinto título da competição e o primeiro desde 1988. A vitória coloca o Frankfurt na próxima Liga Europa. Em caso de derrota, a vaga vai para o Stuttgart. 

Lyon x Nice
Sábado, 16h (ESPN Extra)
Cotações da Odd Shark: Lyon (1.46), Nice (6.29), empate (5.07)

Depois de sete vitórias seguidas no Campeonato Francês, o Lyon perdeu inesperadamente para o Estrasburgo, na última rodada, e ainda precisa confirmar vaga na próxima Champions League. Tem um ponto de vantagem para o Olympique Marseille, que não conseguiu a classificação por meio da Liga Europa, e um desafio difícil pela frente. Enfrenta o sexto colocado Nice. O Marseille recebe o Amiens, 12º lugar. Precisa ganhar e torcer por um tropeço do Lyon. 

Os clássicos

Flamengo x Vasco
Sábado, 19h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Flamengo (1.66), Vasco (5.20), empate (3.72)

Lucas Paquetá, do Flamengo, comemora (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

O Flamengo não fraquejou na hora H e se classificou às oitavas de final da Libertadores, com vitória por 2 a 0 contra o Emelec. Se o desempenho do time ainda não é o imaginado pelo torcedor, os resultados estão aparecendo. A derrota para a Chapecoense foi a primeira desde o fim do Campeonato Carioca, e os rubro-negros lideram o Brasileirão, com o mesmo número de pontos de Corinthians e Atlético Mineiro. O Vasco tem problemas mais sérios. Principalmente atrás. Zé Ricardo, tão elogiado por armar defesas sólidas, levou 14 gols nas últimas quatro partidas que disputou. Algo precisa mudar para fazer frente ao Flamengo. 

Atlético Mineiro x Cruzeiro
Sábado, 16h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Atlético (2.40), Cruzeiro (3.13), empate (3.10)

As declarações do presidente Sérgio Sette Câmara aumentaram a temperatura na Cidade do Galo. Após desprezar a Copa Sul-Americana e colocar todas as fichas na Copa do Brasil, a eliminação para a Chapecoense, no meio de semana, causou mais danos do que o normal. Agora, o Atlético Mineiro tem apenas o Campeonato Brasileiro pela frente. O começo está sendo bom, dividindo a liderança com Corinthians e Flamengo após cinco rodadas. No entanto, o Cruzeiro parece ter deslanchado na temporada, encontrando certo equilíbrio entre ataque e defesa. São quatro vitórias seguidas, com apenas um gol sofrido e nove marcados. 

São Paulo x Santos
Domingo, 16h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: São Paulo (1.95), Santos (4.11), empate (3.28)

Diego Aguirre deu uma arrumada na casa do São Paulo, mas os resultados estão vindo a conta-gotas. Seu time é o único invicto do Campeonato Brasileiro após cinco rodadas, mas com quatro empates e apenas uma vitória. Aliás, não perde há oito partidas na temporada, contando Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, mas são seis igualdades. O Santos, próximo na tabela, classificou-se na Libertadores e passou pelo Luverdense na Copa do Brasil. Mas o barulho da goleada de 5 a 1 imposta pelo Grêmio ainda ressoa nos ouvidos santistas.

O cara

Andrés Iniesta
Barcelona x Real Sociedad

Domingo, 15h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Barcelona (1.25), Real Sociedad (9.63), empate (7.39)

Iniesta, do Barcelona (Foto: Getty Images)

A lenda chega ao fim. Andrés Iniesta fará sua última partida oficial com a camisa do Barcelona. Como o Barcelona já é campeão espanhol, o resultado contra a Real Sociedad pouco importa, além de dar ao craque uma despedida digna. A partida será realizada no Camp Nou e certamente será recheada de homenagens a um dos jogadores que melhor honraram as cores do clube catalão. 

Vale uma zapeada

Cagliari x Atalanta
Domingo, 13h (ESPN Extra)
Cotações da Odd Shark: Cagliari (3.14), Atalanta (2.23), empate (3.63)

Duas equipes já estão rebaixadas na Itália. Resta uma vaga na Série B. E a briga para não ficar com ela está acirrada. São cinco equipes ainda com possibilidades de cair: Crotone (35 pontos), Spal (35), Cagliari (36), Udinese (37) e Chievo (37). E o que é mais interessante: nenhum desses times se enfrentam na última rodada. Cinco finais ao redor da Itália para descobrirmos quem acompanha Verona e Benevento à segunda divisão. 

Utrecth x Vitesse
Sábado, 15h45 (Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Utrecht (1.88), Vitesse (3.80), empate (3.82)

A Eredivisie ainda não acabou, graças às repescagens do rebaixamento e da Liga Europa. A briga por vaga em competição europeia está um festival de gols. O Vitesse passou pelo ADO Den Haag, nas semifinais, pelo placar agregado de 7 a 5. No outro lado, o Utrecht passou pelo Heereveen, nos gols fora de casa, ao empatar por 5 a 5. O primeiro jogo da grande decisão foi vencido pelo Vitesse, em casa, por 3 a 2.