Já não tem como negar: a temporada começou de vez na Europa. A Premier League teve o seu pontapé inicial nesta sexta, a Ligue 1 vai para a sua segunda rodada, a Copa da Alemanha já conta com a participação de seus principais clubes. Na Espanha e na Itália, o destaque fica com as supercopas. E ainda há uma rodada cheia de partidas pesadas no Brasileirão, assim como a definição do acesso na Série D. Abaixo, trazemos um cardápio com alguns dos melhores jogos disponíveis na programação de TV entre o sábado e domingo. Para ver a grade completa, clique aqui.

O jogão

Barcelona x Real Madrid
Domingo, 17h (ESPN Brasil)

Dentre as principais supercopas da Europa, a espanhola costuma ser a mais sem graça. Explico: são dois jogos, o que tira o peso do confronto. Dito isto, é preciso enfatizar também que o cenário muda quando o duelo em questão reúne os dois principais clubes do país. Barcelona e Real Madrid não se enfrentam pelo torneio desde 2012, o que potencializa o peso da taça. Além do mais, há todo o contexto amplo. Os blaugranas tentam não apenas responder à sequência de conquistas dos rivais, como também querem demonstrar que a ausência de Neymar não será tão sentida assim. Por mais que fosse um amistoso, Luis Suárez e Lionel Messi já deram uma pequena mostra de que estão afiados contra a Chapecoense. Não tanto quanto os merengues, que já ergueram a Supercopa Europeia e podem ampliar o número de celebrações no ano. Também podem tirar da garganta a derrota no épico jogo do segundo turno de La Liga no Bernabéu, com o gol marcado por Messi nos instantes finais. Na pré-temporada, nos Estados Unidos, triunfo catalão por 3 a 2.

Fique de olho

Brighton x Manchester City
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil)

Pep Guardiola: cheio de novidades no Manchester City (Foto: Getty Images)

Pep Guardiola: cheio de novidades no Manchester City (Foto: Getty Images)

O Brighton retorna à elite do Campeonato Inglês após 34 anos de ausência. E as tentativas frustradas de acesso nos últimos anos só aumentaram a festa pelo objetivo alcançado. A reestreia será em grande estilo: diante de sua torcida, já apresentando alguns dos bons reforços trazidos nesta janela de transferências. Mas longe de ser fácil. O Manchester City vem babando, não só pela campanha distante do almejado na temporada passada, mas também pelo alto investimento feito nas últimas semanas. Há muito sangue novo (e sangue jovem) à disposição de Pep Guardiola – que cada vez mais precisará demonstrar os resultados do projeto empreendido no Estádio Etihad.

Feyenoord x Twente
Domingo, 9h30 (ESPN Brasil)

O Feyenoord protagonizou uma das maiores epopeias da temporada ao reconquistar o Campeonato Holandês depois de 18 anos de espera. Com uma dose cavalar de emoção, especialmente pelos deslizes na reta final, o título veio. E as cenas que se seguiram no Estádio de Kuip e nas ruas de Roterdã foram simplesmente fenomenais. Até que ponto o clube continuará reafirmando a sua grandeza? É exatamente esta a questão que começa a ser respondida neste domingo, com a busca pelo bicampeonato. Os comandados de Giovanni van Bronckhorst só não terão uma missão tão fácil, recebendo o Twente, costumeiro candidato às competições continentais.

Newcastle x Tottenham
Domingo, 9h30 (ESPN Brasil)

O Newcastle retorna à Premier League diante de sua apaixonada torcida, que costuma fazer muito barulho em St. James’ Park. Resta saber até que ponto a empolgação e a boa campanha na última Championship manterão os Magpies ao menos a salvo desta vez. Treinado por Rafa Benítez, será uma boa história a se acompanhar – assim como o Tottenham, o oponente da tarde. Os Spurs não fizeram grandes contratações no mercado de transferências, tendo como grande trunfo a manutenção do elenco. Contudo, há quem veja isso como uma estagnação, o que gerou reclamações públicas (e o posterior pedido de desculpas) de Danny Rose. Quando a bola rolar, todavia, a impressão pode ser outra. Mauricio Pochettino tem em mãos um dos elencos mais promissores da Inglaterra, com margem a evoluir, além de exibir um futebol vistoso e voraz. A ambição, de qualquer maneira, é a de sempre subir mais.

São Paulo x Cruzeiro
Domingo, 11h (Premiere)

Encontro de peso no jogo da manhã de domingo no Campeonato Brasileiro, por mais que a fase de ambas as equipes deixe mais desconfianças do que certezas. O São Paulo continua na zona de rebaixamento e precisa de uma resposta imediata, a três pontos de sair da posição desconfortável. A última partida em casa não traz boas lembranças, com a derrota para o Coritiba, mas a torcida tricolor é resiliente. Mais de 45 mil ingressos foram vendidos até esta sexta, com a possibilidade de novo recorde de público na competição. O Cruzeiro, desafiante da vez, está a um ponto do G-6, mesmo ganhando apenas um de seus últimos seis jogos pelo torneio. O descontentamento com Mano Menezes é mais do que evidente, e a viagem a São Paulo tem peso nesta turbulência.

Manchester United x West Ham
Domingo, 12h (ESPN+)

Depois de uma temporada aquém das expectativas na Premier League, o Manchester United reestreia na competição em casa. José Mourinho poderá apresentar sua nova formação, especialmente com a presença de Romelu Lukaku no comando de ataque. A cobrança é de que os resultados venham de maneira mais fácil, depois de tantas exibições penosas nos últimos meses. Do outro lado, o West Ham também busca fazer melhor, depois do que aconteceu em 2016/17. E os Hammers esperam que a “lei do ex” tenha vez em Old Trafford, com Chicharito Hernández despontando como o novo protagonista da equipe de Slaven Bilic.

Juventus x Lazio
Domingo, 15h45 (ESPN+)

Simone Inzaghi, técnico da Lazio (Foto: Getty Images)

Simone Inzaghi, técnico da Lazio (Foto: Getty Images)

Depois de decidirem a Copa da Itália, Juventus e Lazio voltam a se encontrar na Supercopa. Apenas pela terceira vez nos últimos nove anos, os times realmente jogarão no país, e abrindo a temporada – o que não aconteceu em 2016/17, por exemplo. O Estádio Olímpico de Roma, mais uma vez, será o palco do confronto. A Velha Senhora faz a sua estreia oficial depois de uma pré-temporada agridoce, em que os reforços chegaram, mas também existiram perdas sentidas. Já os biancocelesti tentam consolidar o trabalho de Simone Inzaghi.

Atlético Mineiro x Flamengo
Domingo, 16h (Globo e Premiere)

Considerado por muitos como uma das maiores “rivalidade nacionais” do futebol brasileiro, por todo o histórico entre os esquadrões formados pelos clubes na década de 1980, Galo e Fla se encontram em BH pensando muito mais no futuro. O presente de ambos é incerto. O Atlético Mineiro caiu na Copa Libertadores sem fazer por merecer a classificação contra o Jorge Wilstermann, com pouca inventividade e eficácia, apesar de pertinentes queixas contra a arbitragem. Nada que mude o resultado. Agora, é olhar para frente na Série A, onde os alvinegros almejam o G-6, apesar da proximidade do Z-4. O Flamengo, por outro lado, procura um novo técnico que coloque ordem na casa, depois da demissão de Zé Ricardo. O clima ao menos ficou um pouco mais leve graças à goleada sobre o Palestino na Copa Sul-Americana, com o time treinado por Jayme de Almeida. Contudo, até por todo o investimento, a cobrança clara se concentra por um desempenho melhor no campeonato nacional.

Vasco x Palmeiras
Domingo, 16h (Globo-SP e Premiere)

Outros dois times em fases instáveis, que fazem um jogo notável no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras agora se dedica exclusivamente à Série A e não pode deixar que a eliminação na Copa Libertadores atrapalhe a sua boa sequência recente na competição, acumulando vitórias importantes e se firmando entre os primeiros colocados. Já o Vasco não vem em um bom momento, com apenas uma vitória nas últimas seis partidas. A própria confusão entre Milton Mendes e Rodrigo ao final da rodada passada, após o empate com a Ponte Preta, trouxe mais um elemento desfavorável ao ambiente. A resposta precisará vir no Rio de Janeiro.

Botafogo x Grêmio
Domingo, 19h (Sportv e Premiere)

O duelo pelas quartas de final da Copa Libertadores da América já se antecipa nesta rodada do Brasileirão. O Estádio Nilton Santos será o palco do primeiro embate entre alvinegros e tricolores no semestre – o que pode se repetir ainda mais na sequência do ano, a depender do sucesso de ambos na Copa do Brasil. Embora Jair Ventura e Renato Gaúcho devam resguardar um pouco os seus planos de jogo para o momento decisivo na competição continental, a partida também vale bastante à Série A, considerando a posição dos gremistas na perseguição ao Corinthians e dos botafoguenses na luta por um espaço no G-6. Será interessante pelas próprias filosofias distintas, que entrarão em choque e poderão dar respostas ao que vai acontecer na Libertadores.

Vale uma zapeada

Nantes x Olympique de Marseille
Sábado, 12h (Sportv)

Se o grande nome da Ligue 1 nesta temporada é o de Neymar, não dá para negar que a competição conta com outros grandes personagens. Neste sábado, Claudio Ranieri terá o seu primeiro encontro com a apaixonada torcida do Nantes, após estrear fora de casa (e perdendo) contra o Lille de Marcelo Bielsa. Os auriverdes, de qualquer forma, não terão missão fácil. O Olympique de Marseille tenta se reerguer e vem com um projeto esportivo interessante nesta temporada, comandado nos bastidores por Andoni Zubizarreta, enquanto Rudi García é o treinador. Na primeira rodada, os marselheses agradaram, batendo o Dijon por 3 a 0.

Vale acesso

América de Natal x Juazeirense
Domingo, às 15h45 (Esporte Interativo)

O final de semana será de definição na Série D do Campeonato Brasileiro. Os duelos decisivos começam na sexta e vão em frente até segunda, sacramentando os quatro clubes que conseguirão subir à terceirona. E o clube de maior projeção nesta fase é quem tem a missão mais difícil. O América de Natal vinha com a melhor campanha até então, mas tomou uma traulitada na visita à Juazeirense, com a derrota por 3 a 0. Os alvirrubros terão uma missão dificílima na Arena das Dunas para retornar à Série C um ano depois de sua queda. Caso consigam segurar a vantagem, os baianos conquistarão o acesso inédito, apenas 11 anos depois de sua fundação.

O craque

Wayne Rooney
Everton x Stoke City
Sábado, 11h (ESPN+)

Wayne Rooney, de volta ao Everton (Foto: Getty Images)

Wayne Rooney, de volta ao Everton (Foto: Getty Images)

Ao longo das últimas semanas, o Everton foi um dos clubes que mais se movimentou no mercado de transferências – em negociações que devem seguir em frente até o dia 31, especialmente pelo interesse em Gylfi Sigurdsson. De qualquer maneira, não haverá contratação com maior simbolismo do que a volta de Wayne Rooney à sua antiga casa. Sem o mesmo espaço no Manchester United, o camisa 10 foi acolhido novamente no Goodison Park e promete liderar um novo momento dos Toffees. Deverá ser aclamado em sua estreia oficial, quando o time de Ronald Koeman poderá demonstrar suas reais pretensões neste início de Premier League.

O brasileiro

Neymar
Guingamp x Paris Saint-Germain
Domingo, 16h (Sportv, ESPN)

Com sua documentação regularizada, finalmente Neymar deverá estrear pela Ligue 1. Mas não imagine muito glamour ao novo astro do Paris Saint-Germain, iniciando sua trajetória pelo novo clube longe do Parc des Princes. Pela segunda rodada da competição, os parisienses visitam a pequenina comuna de Guingamp, na região da Bretanha, interior da França. Jogarão no acanhado Estádio Roudourou, com capacidade para pouco mais de 18 mil espectadores. E não deverão encontrar moleza. Desde o início da década, os anfitriões venceram o PSG em três dos cinco encontros disputados em sua casa, com apenas um triunfo dos visitantes. Na temporada passada, inclusive, melhor para os rubro-negros: o triunfo do Guingamp por 2 a 1, mesmo com Cavani, Thiago Silva, Verratti e outros destaques do lado oposto.