Falcao Garcia, do Monaco (Foto: AP)

Dez estrelas que ainda podem agitar a última semana de mercado na Europa

Contando esta quarta, são apenas mais seis dias para que as negociações de jogadores se concretizem. A janela de transferências entra em sua última semana nas principais ligas europeias, com fechamento marcado para a próxima segunda-feira. E, é claro, alguns clubes estão dispostos a limpar os cofres para trazer grandes astros ainda para esta temporada. Em um período de negociações tão aquecido, especialmente por causa da Copa do Mundo, ainda dá para esperar negócios de grande porte. Talvez não em quantidade de dinheiro, como foram os de Luis Suárez, James Rodríguez e Ángel Di María. Em repercussão, no entanto, tudo é possível.

LEIA MAIS: Di María é a reafirmação de grandeza que o United precisava

Entre os principais nomes na mira, estão os de Radamel Falcao García, Edinson Cavani e Sami Khedira. Astros que podem causar impacto no mercado, sobretudo porque estão na mira de grandes equipes europeias. Arsenal, Manchester United, Tottenham, Milan, Juventus, Barcelona e Atlético de Madrid não parecem totalmente satisfeitos com suas compras, e ainda podem gastar fortunas. Hora de ficar de olho nos últimos lances da janela e, para esta última semana, apontamos dez rumores que tem chances de ganhar as manchetes:

Radamel Falcao García

O grande craque que tem tudo para mudar de clube nos próximos dias. A crise do Monaco está escancarada e o magnata Dmitry Rybolovlev parece não fazer muita questão de esconder que a transferência de Falcao seria um alívio para o seu bolso. Por isso mesmo, o colombiano passou a ser cartada de alguns gigantes europeus neste momento. O Real Madrid, sempre megalomaníaco, é um dos destinos possíveis, embora seja difícil imaginar como o camisa 9 se encaixaria no time, ainda mais depois da renovação de contrato de Benzema. O Arsenal, que parece não confiar mais tanto em Giroud, poderia levar El Tigre por empréstimo, com uma cláusula de transferência definitiva. Além disso, a Juventus também entra forte na briga, pensando em uma dupla entre Falcao e Tevez. Nessa, quem poderia rodar é Llorente, apesar da ótima temporada de estreia, cotado para ir ao Valencia.

Fernando Torres

Britain Soccer Premier League

Parece que o ciclo de Fernando Torres em Stamford Bridge chegará ao fim. O Chelsea trouxe Diego Costa, de impacto imediato nesta temporada, e o velho ídolo Didier Drogba. Pior, os novos gols perdidos pelo centroavante ajudam a paciência com ele se esgotar ainda mais. Resta alguém acertar a transferência, que não é tão simples, diante dos altos salários que o espanhol recebe. O Atlético de Madrid até tinha aparecido como um potencial comprado, mas a transferência de Mandzukic esfriou o negócio. Nesta última semana, o possível destino de Torres é o Milan, que queria buscar também Marco van Ginkel. Contudo, o salário do camisa 9 deverá se reduzir em Milão, onde chegaria para substituir Balotelli.

Sami Khedira

Khedira comemora o gol da virada alemã (AFP PHOTO / PATRICK KOVARIK)

Outro nome de peso que poderia sair do Real Madrid neste início de temporada, por falta de espaço. Carlo Ancelotti parece mesmo disposto a montar um meio-campo com Toni Kroos, Luka Modric e James Rodríguez, mais Xabi Alonso servindo como opção mais defensiva. Restaria a Khedira disputar espaço com Illarramendi para ser a próxima opção do time. E o alemão não estaria tão disposto a se sujeitar a este papel, ainda mais tendo abertura no mercado. Arsenal e Bayern de Munique são os principais interessados, com Chelsea e Manchester United também listados. O problema seriam os altos salários, bem como o fato de que Khedira só tem mais um ano de contrato em Madri – tornando um ano de espera mais vantajoso para ele. Ancelotti chegou a afirmar que o volante fica, mas não é de se duvidar que um último lance aconteça nos próximos dias.

Juan Guillermo Cuadrado

Cuadrado fez grande temporada pela Fiorentina (AP Photo/Fabrizio Giovannozzi)

Os rumores envolvendo Cuadrado foram bem mais fortes durante e depois da Copa do Mundo. A excelente temporada pela Fiorentina, somada às ótimas atuações pela Colômbia no Mundial, tornaram o meia um dos queridinhos do mercado. O problema é que a vontade da Viola em faturar alto com seu craque o segurou até o momento – por mais que ele não tenha participado dos amistosos de pré-temporada. O Barcelona era o maior interessado e, diante da proibição nas contratações nas próximas janelas, não é de se duvidar que os catalães tentem uma última investida. Outro destino especulado é o Manchester United, e o próprio 3-5-2 adotado por Louis van Gaal poderia ser uma boa pedida em ter o polivalente meio-campista.

Edinson Cavani

"Se você quer ver jogo bonito, tem que esperar outro time", definiu bem Loco Abreu, na transmissão da ESPN. Intervalo e a Celeste quase ampliou, em milagre de Navas. Mas não faz bom jogo

A saída de Cavani do Paris Saint-Germain, onde não está agradando tanto, foi assunto diversas vezes durante a janela, mas parece ter diminuído um pouco com o sumiço de candidatos ao negócio milionário. Nesta reta final de mercado, o Arsenal é quem mais parece disposto a apostar no craque uruguaio – em uma alternativa também a Radamel Falcao García. Os Gunners estariam preparando uma proposta de € 62 milhões ao PSG, reembolsando-os pelo gasto para tirar o centroavante do Napoli, e também poderiam envolver Giroud no negócio, o que diminuiria o montante para € 40 milhões. Considerando a vontade recente de Arsène Wenger em causar impacto no mercado, não seria surpresa.

Lukas Podolski

Podolski comemorou o dia seguinte à conquista com a camisa do Flamengo. Quase um carioca

O xodó dos brasileiros na Copa do Mundo é outro que poderia estar de saída do Arsenal. Wenger chegou a bancar sua permanência nesta semana, mas os rumores sobre a sua possível saída são fortes – especialmente parar abrir espaço na folha salarial, com a chegada de um centroavante na mira. E seu futuro poderá ser em uma equipe mediana do futebol europeu. Uma das possibilidades é repassar o alemão ao Wolfsburg, em uma negociação que também envolveria a chegada de Luiz Gustavo, paixão antiga no Emirates. A Juventus seria um destino de mais peso, mas o negócio esfriou. O camisa 10 também está na mira do Fenerbahçe, mesmo com os turcos fora da Liga dos Campeões.

Fredy Guarín

Guarín, destaque da Inter na temporada, comemora mais um gol (AFP PHOTO / OLIVIER MORIN)

Um dos protagonistas da Internazionale, Guarín ficou com seu filme no clube um pouco queimado depois da frustrada transferência para a Juventus na última temporada. E, outra vez, pode estar de saída de Milão. Sem conseguir convencer a Juve a vender Vidal, o Manchester United poderia se voltar ao colombiano como uma alternativa ao meio-campo. Contudo, os rumores mais fortes são outros. O Tottenham é o mais interessado em adicioná-lo a sua legião de volantes – e, assim, diminuir também o espaço a Paulinho, colocado de lado em White Hart Lane. Agora, se quiser encher um pouco mais os bolsos, Guarín também poderia ir ao Zenit, do treinador André Villas-Boas, com quem trabalhou no Porto.

Daley Blind

Blind comemora o segundo gol da Holanda

Blind foi apontado por muitos como o melhor lateral esquerdo da Copa do Mundo, em um torneio no qual também atuou como zagueiro e volante. E a polivalência do holandês é um trunfo para que seja seguido de perto no mercado, embora sua transferência tenha parecido mais próxima nas últimas semanas. O maior interessado é o Manchester United, que precisa urgentemente de reforços para a defesa, ainda mais depois dos 4 a 0 para o MK Dons na Copa da Liga aumentando essa opinião. A proximidade com Louis van Gaal também poderia abrir as portas, o problema é só amolecer o Ajax nas negociações.

Alessio Cerci

Cerci é o novo reforço do Atlético de Madrid

Na última semana, Cerci chegou a anunciar até mesmo em seu twitter que iria para o Atlético de Madrid, mas desmentiu logo depois, dizendo que sua conta foi invadida. O fato é que a sua saída do Torino parece mesmo próxima, e o Vicente Calderón é o principal destino. O versátil ponta seria uma excelente adição para o elenco de Diego Simeone, embora outros clubes também esteja de olho. O Milan se aproximou da negociação, mas parece não ter a carteira tão cheia para o acerto. Já o Arsenal também teria entrado na briga durante os últimos dias, com Wenger acionando o clube italiano.

Alex Song

Song exibe a nova camisa blaugrana, número 25

Song chegou badalado ao Barcelona, mas não conquistou seu espaço no Camp Nou. Mesmo para zaga, onde poderia jogar e o clube possui sérias carências, o camaronês foi preterido. Desvalorizado, é uma opção atrativa para alguns clubes neste final de janela. O Tottenham, na busca por mais um volante, é um dos que teriam crescido o olho sobre o meio-campista, o levando de volta à cidade onde viveu os melhores momentos da carreira. Contudo, o retorno à Ligue 1 não é descartado e o Olympique de Marseille, com os cofres cheios depois da venda de Mathieu Valbuena, poderia buscá-lo.