Não há ofício mais particular no futebol do que ser goleiro. Ofício não, profissão. Para vestir a camisa 1, é necessário ter coragem. Admitir a ingratidão de que um mísero erro poderá te condenar para todo o sempre. No entanto, também saber que uma grande partida garante um enorme prazer. A devoção dos fiéis torcedores. Afinal, os centroavantes são os matadores, os meias são os maestros, os defensores são os leões. Nenhum deles tem o gosto de ser santo. Da beatificação imediata após um milagre que o goleiro pode desfrutar.

>>> Especial: 15 grandes defesas dos 15 anos da Trivela

O dia 26 de abril marca o dia do goleiro. Aquele que, onde pisa, não nasce grama. Que come este mesmo mato e se arrasta nele para fazer o melhor, para salvar o time. O único com o direito de pegar a bola com as mãos, mas também com o dever de nunca errar. De apenas em raros casos comemorar o seu próprio gol, que também é relegado à solidão ao celebrar os tentos dos companheiros. Carreira difícil. Inigualável quando se tem o devido reconhecimento.

Para homenagear a posição, relembramos grandes defesas de 15 goleiros históricos. Aqueles que são considerados entre os melhores da história de seus países, e também de todos os tempos no esporte. Um por nacionalidade. Infelizmente, a limitação do material disponível na internet não nos permite relembrar tanto de alguns mitos, como Ricardo Zamora, Gyula Grosics, Antonio Carbajal ou mesmo de Sepp Maier. Porém, com o grupo de selecionados, garantimos que vocês estão em ótimas mãos. E detalhe para a última de Michel Preud’Homme, provando como é ingrata a missão de todos os arqueiros:

Gylmar dos Santos Neves

Ubaldo Fillol

Rodolfo Rodriguez

José Luis Chilavert

Lev Yashin

Gordon Banks

Dino Zoff

Oliver Kahn

Peter Schmeichel

Iker Casillas

Petr Cech

Joël Bats

Thomas Ravelli

Edwin van der Sar

Michel Preud’Homme

Leia também

>>> No ano em a Copa volta ao Brasil, nenhum dia é mais deve ser mais lamentado do que o aniversário de morte de Moacir Barbosa

 >>> Morre Gylmar, um dos primeiros centenários da seleção

>>> Por que Schmeichel foi um dos melhores goleiros da história

>>> 70 anos de Sepp Maier, o grande mestre da melhor escola de goleiros