Fazer turismo boleiro é um sonho comum entre tantos fanáticos por futebol. E não apenas para conhecer aqueles estádios ou clubes que acabam no roteiro até de quem tem aversão ao esporte, mas sim mergulhar nas entranhas da paixão local, indo a fundo em times que nem de longe aparecem nas fases finais da Liga dos Campeões. Esta ideia que povoa o pensamento de tanta gente virou realidade para o jornalista Leandro Vignoli – popularmente conhecido como Corneta Europa, porque, afinal, a máscara já caiu. E ele brinda a nossa imaginação com um ótimo livro, “À Sombra de Gigantes”, que aproveita esse turismo Lado B para falar sobre a identidade de diversos clubes tradicionais, mas distantes do topo da tabela.

Ao longo da viagem, ele visitou 13 estádios diferentes, representados em cada um dos capítulos. E apresenta, com uma leitura leve e bastante informativa, o que forma o imaginário dessas torcidas que (como o próprio título escancara) vivem à sombra de gigantes. Espanyol, Rayo Vallecano, Munique 1860, Union Berlim, St. Pauli, Millwall, Fulham, Leyton Orient, Queen’s Park, Belenenses, Red Star, Sparta Roterdã e Torino têm as suas razões de ser destrinchadas. São várias particularidades de cada um dos clubes, mas também vários pontos em comum – que você, como fanático por futebol e talvez torcedor de algum time menor, certamente também compartilha. Um bocado dessa essência que torna o esporte tão carnal se esparrama ao longo das mais de 200 páginas. E com uma qualidade que depende bastante do talento do autor para contar a história – não, não é qualquer um que consegue escrever um livro desses depois de uma jornada de turismo boleiro, há um longo trabalho jornalístico por trás.

Caso você não tenha participado do financiamento coletivo do livro e lido em primeira mão, eis a oportunidade para adquirir “À Sombra de Gigantes”. O lançamento oficial do acontece agora em janeiro, com eventos em Porto Alegre e São Paulo. Abaixo, os detalhes sobre os encontros:

*****

 

Mais informações:https://www.facebook.com/asombradegigantes/
Onde comprar: http://amzn.to/2AGEqvA

Sobre o livro:

Diante de torcidas pequenas e um amor não medido através de conquistas, o livro busca entender a paixão destes torcedores e como os clubes ainda sobrevivem. Em que a maioria dos times não vence títulos e as torcidas são pequenas. Dos ativistas políticos do St. Pauli à fama de hooligans dos torcedores do Millwall, do fanatismo da torcida do Torino ao apego local da torcida do Rayo Vallecano, na parte mais pobre de Madri, o livro ainda explora a relação social e familiar dos torcedores com suas cidades, bairros e clubes de coração. Além, é claro, de muito futebol dentro do estádio.

À Sombra de Gigantes é sobre a resiliência destes apaixonados, e por isso cada capítulo tem uma partida como cenário. Neste aspecto, o livro é também um guia de viagem, com as experiências, os percalços, e muitas entrevistas. É um livro de torcedor para torcedor. Ainda há um quê de história, do nacionalismo catalão ao comunismo da Alemanha Oriental. Histórias que fazem do futebol muito mais do que apenas futebol. A única coisa que não muda é a paixão. Essas histórias sempre valem a pena.

Sobre o autor:

Leandro Vignoli é jornalista com passagens em rádios, revistas, e redação de conteúdo para marcas. Trabalhou no SporTV como social media, e foi repórter da Agência de Notícias do Comitê Rio 2016 e Pan-Americanos Toronto 2015. No Canadá, trabalhou na rádio Sportsnet 590 e assinou uma coluna no Inside Toronto durante a Copa 2014.