Diego Costa vive fase espetacular há alguns meses já. Se o Atlético de Madrid vem tão bem na temporada e sequer sentiu a saída de Falcao García, deve bastante ao centroavante. Seu estilo de jogo parece ainda mais letal ao time de Diego Simeone, tornando as arrancadas e as jogadas de força física mais importantes. Neste sábado, foram outros dois gols, garantindo a suada vitória por 3 a 2 sobre o Levante no Vicente Calderón e a liderança provisória de La Liga. No entanto, Simeone parece deslumbrado demais com seu artilheiro.

“Tenho que dizer que Diego Costa fez uma grande partida e a definiu com a categoria com que bateu o pênalti. Se aumentam mais a escolha da Bola de Ouro, tenho certeza que ele também brigaria. O torcedor do Atlético tem que estar próximo desses jogadores, porque eles merecem”, declarou o argentino, no calor do fim do jogo.

Em partes, Simeone até tem razão. Não seria tão surpreendente assim se Diego Costa aparecesse entre os finalistas da Bola de Ouro – e, talvez ao lado de Marco Reus e de Arturo Vidal, foi um dos mais injustiçados ao não figurar entre os 23 escolhidos pela Fifa. Mas ganhar já é outra história. É difícil ver atacantes de força, como Diego, aparecendo entre os favoritos ao troféu, geralmente mais leves e habilidosos. Ronaldo e George Weah são os melhores exemplos disso entre os vencedores, enquanto Davor Suker e Alan Shearer foram os únicos ‘tanques’ entre os finalistas nos últimos 20 anos – ainda que o colchonero seja um híbrido, com mobilidade incomum para um centroavante clássico.

Se há algum objeto de ouro com o qual Diego Costa possa sonhar, este é a Chuteira de Ouro de 2013/14. Em cinco dos últimos seis anos, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo só foram batidos uma vez, por Diego Forlán. E,como são seus adversários em La Liga, superá-los já diz muito. Atualmente, o centroavante do Atleti lidera a corrida com 19 gols, empatado com Luis Suárez. Se o brasileiro vencer, deverá se contentar bastante por se juntar a Luca Toni, Roy Makaay e Jardel, ganhadores nos últimos tempos e que servem bem mais como exemplos ao seu jogo.