A Inglaterra tem o seu campeonato mais disputado dos últimos anos e tem um duelo decisivo. Liverpool, líder, recebe o Chelsea no seu estádio para tentar seguir na toada da busca pelo título, o sonho de 24 anos dos torcedores. Mas não é o único lugar onde a disputa está ferrenha. A Espanha, polarizada por Real Madrid e Barcelona nos últimos anos, tem o Atlético de Madrid como o protagonista e líder, em busca também do sonho do título, que não vem desde 1996. Portugal e Uruguai também têm jogos interessantes. Confira os duelos que escolhemos para você.

Veja a programação de TV completa do futebol no fim de semana

O clássico

Peñarol x Nacional
Domingo, 16h00

O grande clássico uruguaio tem contornos decisivos. Com 23 pontos, o Peñarol é líder do Clausura, um ponto à frente do Wanderers. Com quatro rodadas para o fim da competição, o Nacional ainda tem esperanças, em quinto lugar com 18 pontos. A diferença é grande, mas ainda é possível. Mas o que mais interessa nesse caso é poder atrapalhar o rival a ganhar o título.

O reencontro

Porto x Benfica
Domingo, 14h15 (Fox Sports)

Na última vez que os dois times se enfrentaram em uma competição de Copa, o Benfica venceu o Porto na semifinal da Copa de Portugal. Desta vez o que está em disputa é a final da Copa da Liga de Portugal, que terá um fator importante em campo. O Porto, ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, não conseguiu um título sequer na temporada e, se não vencer o arquirrival Benfica nesta competição, terminará assim – e ainda ver os encarnados, já campeões portugueses, e que podem conquistar os três títulos do país. Isso porque o Benfica está também na final da Copa de Portugal, a principal Copa do país. Ou seja: para os encarnados, a temporada pode ser de três títulos. Os Dragões sabem disso e tentarão fazer tudo para ganhar um título e, ao menos em uma das competições, vencer o rival.

O cara

David Villa
Valencia x Atlético de Madrid

Diego Simeone ainda está em dúvida sobre quem escalar, mas Villa parece o favorito para começar o jogo contra o seu ex-clube, no estádio Mestalla. O Valencia é um adversário duro, mas o Guaje é visto como uma esperança para manter o Atlético de Madrid na ponta. Se vencer, o Atlético fica a duas vitórias do título espanhol, tão aguardado.

O brasileiro

Lucas Moura
Sochaux x Paris Saint-Germain
Domingo, 9h (SporTV2, ESPN)

O jogo vale título. Tá, o PSG já é praticamente campeão francês, só falta garantir o título. O Monaco está dez pontos atrás e, como são 12 pontos em disputa, uma vitória parisiense assegura a taça. Lucas tem sido muito especulado no mercado e há quem diga que o PSG pretende vender o brasileiro. Mesmo sendo reserva em parte do campeonato, o jogador recuperou a posição com a lesão de Ibrahimovic e é um dos jogadores com mais passes para gols no campeonato, com 10, um atrás de James Rodríguez, do Monaco, e do próprio Ibrahimovic. Na partida contra o Sochaux, Lucas pode se tornar o maior assistente do campeonato e ainda garantir o título do seu time. É uma chance que o brasileiro tem que aproveitar.

Fique de olho

Manchester United x Norwich
Sábado, 13h30

Será a estreia de Ryan Giggs como técnico. Embora ele ainda seja jogador, dificilmente entrará em campo e deve só mesmo comandar o time com seus companheiros. Como é praticamente impossível ser pior que David Moyes vinha sendo, é bem possível que vejamos uma festa no Old Trafford com a torcida ovacionando um de seus ídolos na função de técnico pela primeira vez. Considerando que o Norwich é um time fraco, a chance de um final feliz é grande. Mas Robin van Persie e o lateral brasileiro Rafael continuam sendo desfalques do time.

O jogão

Liverpool x Chelsea
Domingo, 10h00

O grande jogo da rodada no Campeonato Inglês terá implicações essenciais para o campeonato. O Liverpool é líder com 80 pontos, cinco à frente do Chelsea.Os azuis de Londres precisam vencer para ainda manterem a esperança de título, mas terão que lidar com um mandante muito forte. Em 17 jogos em Anfield, 15 vitórias, um empate e uma derrota.

Henderson é desfalque, suspenso, e Sturridge ainda é dúvida no Liverpool. No Chelsea, os desfalques formam uma lista maior: o goleiro Petr Cech, o zagueiro John Terry e o meio-campista Ramires. Eden Hazard é dúvida e provavelmente fica fora do jogo, assim como Samuel Eto’o.

Passe longe

Espanyol x Almería
Domingo, 7h (Sports+)

O Espanyol nem faz uma campanha ruim, é 10º colocado, com 41 pontos, ali estancado no meio da tabela. O Almería, por sua vez, é 19º, um dos piores times do campeonato. O jogo começa às 7h da manhã de um domingo. Então, meu amigo, para ver um jogo assim, só se você acordar e quiser um sonífero para dormir de novo.