Os jogadores da Alemanha festejam a conquista do Mundial
Nenhuma categoria

E se criassem uma Olimpíada com todas as modalidades originadas do futebol?

A árvore genealógica do futebol é extensa. São muitos os ancestrais que inspiraram o esporte oficializado há 150 anos, em uma taberna de Londres. E, desde que a modalidade em que 22 homens correm atrás de uma bola foi colocada no papel, também surgiram as ramificações. Desde aqueles que insistiam que todos pegassem a bola com as mãos até os que preferiram chutar a bola em outros terrenos, como as areias e as quadras.

LEIA MAIS: Conheça toda a família do futebol e como elas surgiram

O futebol também é o primeiro desses esportes a contar com uma Copa do Mundo. Mas, desde que Jules Rimet colocou a taça em jogo em 1930, outros oito “descendentes” lançaram os seus campeonatos internacionais. O Mundial de Rúgbi é o mais respeitado, enquanto a Fifa adotou a organização dos torneios de Futebol de Areia e Futsal. No entanto, até os menos internacionalizados Futebol Americano e Futebol Australiano também contam com suas competições entre países.

A partir disso, resolvemos imaginar: e se surgisse um “Football Games”, os Jogos Olímpicos que englobassem todos os esportes originados do futebol? Se existem jogos regionalizados em vários cantos do planeta, por que não imaginar um grande evento em que a “família do futebol” fosse celebrada? Obviamente, o formato deveria ser pensado para ser o mais prático possível. Talvez oito participantes por modalidade, com quartas, semifinais e final. Até porque a exigência de estrutura seria grande, pelo número de atletas e pelos estádios de grande porte. Não custa, ao menos, brincar com as ideias.

HISTÓRIA: Como a criação e a expansão do futebol aconteceram há 150 anos

Se o Football Games parece utópico, o que dá para ter de mais concreto são os esboços dos quadros de medalhas. Quem dominaria a competição, os países apaixonados pelo futebol nas mais diferentes formas ou praticantes de rúgbi e derivados? Para ter uma noção, tomamos como base os campeonatos mundiais das nove modalidades: futebol, futsal, futebol de salão (que, sim, é diferente do futsal), futebol de areia, futebol americano, futebol australiano, rúgbi union, rúgbi league e rúgbi sevens. A partir disso, bolamos dois quadros de medalhas: o atual, com os resultados mais recentes dos torneios, e o histórico, com todos os campeões.

Nos “Jogos do Futebol 2014”, quem lideraria o quadro de medalhas é a Nova Zelândia. Graças ao rúgbi e suas ramificações, os All Blacks teriam quatro medalhas, sendo duas de ouro: no union e no sevens. Já o Brasil não ficaria tão mal assim, logo atrás na tábua de classificação, com duas medalhas: o ouro do futsal e o bronze do futebol de areia. Seriam oito campeões diferentes e apenas seis países com mais de uma medalha – Nova Zelândia, Brasil, Austrália, Espanha, Inglaterra e Argentina.

Medalhas dos "Jogos do Futebol 2014", com base nos últimos mundiais

Medalhas dos “Jogos do Futebol 2014”, com base nos últimos mundiais

Já no quadro histórico de medalhas (veja a tabela no final do texto), o Brasil apareceria na liderança isolada. São 25 medalhas de ouro, fruto do domínio em qualquer modalidade que sistematicamente chute uma bola. Além do pentacampeonato no futebol, os brasileiros têm 13 títulos no futebol de areia, cinco no futsal e dois no futebol de salão. Logicamente, a frequência maior desses torneios e o domínio isolado que o Brasil teve por anos nessas variações do futebol ajudam bastante para a hegemonia.

E SE: Como seriam os campeonatos se os antigos impérios ainda existissem?

Curiosamente, logo atrás na lista, os mais beneficiados são os dominantes no rúgbi. Austrália (que, curiosamente, não disputa o Mundial de Futebol Australiano), Nova Zelândia e Inglaterra impulsionam seus números principalmente pelo Mundial de Rúgbi League, que existe desde 1954 e que é amplamente dominado pelo trio. A força em esportes específicos, aliás, dá destaque a países curiosos no quadro de medalhas, como Paraguai e Colômbia ( por causa do Futebol de Salão); Papua Nova Guiné (Futebol Australiano); Japão (Futebol Americano); Rússia (Futebol de Areia); e Fiji (Rúgbi Sevens).

Inglaterra e Argentina são os países com mais diversificação nos esportes. Os dois possuem medalhas em cinco modalidades diferentes, fortes tanto nos derivados de futebol quanto de rúgbi. Já a Copa do Mundo garante um lugar privilegiado a alguns países que não se dão muito bem com essas ramificações. Dos 14 pódios da Alemanha, só dois vêm do futebol americano. Todos os ouros de Itália e Uruguai também são das Copas, ainda que possuam um pouco mais de relevância nas adaptações do futebol. Já Espanha, França e Portugal sobem na classificação graças a esses derivados.

Create Infographics

Os Jogos do Futebol poderiam até contar com uma modalidade de exibição, o International Rules Football. O esporte mistura regras do futebol gaélico com o futebol australiano, para realizar duelos entre os melhores jogadores de Irlanda e na Austrália. O híbrido conta até mesmo com uma série anual, disputada entre os dois países desde 1984. Poderia ter mais repercussão dentro do Football Games, até para divulgar mais duas práticas – e, se você não sabe como se pratica o futebol gaélico, uma mistura de vários jogos, vale muito conhecer.

Além disso, poderia acontecer também uma versão paraolímpica do Football Games. São cinco modalidades que possuem torneio paraolímpico ou mundial atualmente: Futebol de Cinco (para cegos), Futebol de Sete (para pessoas com problemas de desenvolvimento cerebral), Futebol para Amputados, Futebol em Cadeira Motorizada e Rúgbi em Cadeira de Rodas. O Brasil seria favorito no futebol de cinco, no qual é tricampeão olímpico. Também seriam fortes candidatos no quadro de medalhas os EUA (dono de  três ouros paraolímpicos no rúgbi em cadeira de rodas e campeão mundial de futebol em cadeira motorizada) e a Rússia (campeã paraolímpica em futebol de sete e vice mundial de amputados).

É lógico que todas essas ideias não passam de um exercício de imaginação. Mas, para quem gosta de futebol, um novo campeonato nunca é muito. Ainda mais quando é possível observar e aprender todas as mutações que o esporte passou através das décadas e ao redor do mundo.

Abaixo, o quadro histórico de medalhas dos Jogos do Futebol e o histórico dos mundiais de cada uma das modalidades:

Histórico

 Tabela histórica

Futebol (20 mundiais, desde 1930)
Ouros: Brasil 5, Alemanha 4, Itália 4, Argentina 2, Uruguai 2, França 1, Espanha 1, Inglaterra 1
Pratas: Holanda 3, Brasil 2, Alemanha 4, Itália 2, Argentina 3, França 1, República Tcheca 2, Hungria 2, Suécia 1
Bronzes: Brasil 2, Alemanha 4, Itália 1, França 2, Holanda 1, Suécia 2, Polônia 2, Áustria 1, Portugal 1, Estados Unidos 1, Chile 1, Croácia 1, Turquia 1

Futebol de Areia (17 mundiais, desde 1995)
Ouros: Brasil 13, Rússia 2, Portugal 1, França 1
Pratas: Brasil 1, Portugal 3, França 2, Uruguai 3, Espanha 3, Itália 1, Estados Unidos 1, Peru 1, México 1, Suíça 1
Bronzes: Brasil 2, Portugal 5, França 1, Uruguai 4, Espanha 1, Itália 1, Estados Unidos 1, Argentina 1, Inglaterra 1

Futsal (sete mundiais, desde 1989)
Ouros: Brasil 5, Espanha 2
Pratas: Brasil 1, Espanha 3, Itália 1, Estados Unidos 1, Holanda 1
Bronzes: Brasil 1, Espanha 1, Itália 2, Estados Unidos 1, Rússia 1, Portugal 1

Futebol de Salão (10 mundiais, desde 1982)
Ouros: Paraguai 3, Colômbia 2, Brasil 2, Argentina 1, Portugal 1, Venezuela 1
Pratas: Paraguai 3, Colômbia 2, Brasil 1, Argentina 1, Uruguai 1, Bolívia 1, Espanha 1
Bronzes: Paraguai 1, Colômbia 1, Brasil 2, Argentina 2, Uruguai 2, Bolívia 1, Espanha 1

Futebol Australiano (cinco mundiais, desde 1999)
Ouros: Papua Nova Guiné 2, Irlanda 2, Nova Zelândia 1
Pratas: Papua Nova Guiné 3, Irlanda 1, Nova Zelândia 1
Bronzes: Nova Zelândia 3, Estados Unidos 1, Dinamarca 1

Futebol Americano (quatro mundiais, desde 1999)
Ouros: Japão 2, EUA 2
Pratas: México 2, Japão 1, Canadá 1
Bronzes: Alemanha 2, Suécia 1, , Japão 1

Rúgbi Union (sete mundiais, desde 1987)
Ouros: Nova Zelândia 2, Austrália 2, África do Sul 2, Inglaterra 1
Pratas: Nova Zelândia 1, Austrália 1, Inglaterra 2, França 3
Bronzes: Nova Zelândia 2, Austrália 1, África do Sul 1, França 1, País de Gales 1, Argentina 1

Rúgbi League (14 mundiais, desde 1954)
Ouros: Austrália 10, Inglaterra 3, Nova Zelândia 1
Pratas: Inglaterra 6, Nova Zelândia 3, Austrália 3, França 2
Bronzes: Nova Zelândia 4, França 2, Austrália 1, Inglaterra 4, Gales 3

Rúgbi Sevens (seis mundiais, desde 1993)
Ouros: Fiji 2, Inglaterra 1, Gales 1, Nova Zelândia 2
Pratas: Austrália 2, Inglaterra 1, África do Sul 1, Argentina 1, Nova Zelândia 1
Bronzes: Irlanda 1, Samoa 2, Fiji 2, Austrália 1