O início de trabalho de David Moyes no Manchester United é tão fantástico que se credencia como o melhor de um treinador na história do time em suas 31 primeiras partidas. O escocês é o técnico com melhor início no time de Old Trafford em toda a história, com 18 vitórias em 31 jogos. Uma excelência que foi reconhecida pela Premier League, que indicou o ex-comandante do Everton como o melhor treinador de dezembro.

Obs.: vocês já perceberam que o texto é irônico, né?

As estatísticas não mentem. O lendário Matt Busby, que conseguiu fazer o time renascer das cinzas após o acidente de Munique em 1958 e chegou a ganhar o primeiro título de Copa dos Campeões do clube, em 1968, teve 15 vitórias em suas primeiras 31 partidas. Ron Atkinson,  que treinou o time de 1981 até a chegada de Ferguson, aparece em terceiro, com 14 triunfos nos 31 jogos iniciais. Alex Ferguson, maior treinador da história do clube, venceu apenas 12 de suas primeiras 31 partidas. Dave Sexton, também com 12, e Tommy Docherty, com dez, completam o ranking.

É claro que nenhum dos outros cinco técnicos assumiu o comando dos Red Devils na situação em que Moyes o fez. O atual treinador chegou ao time que é o atual campeão e que viveu o período mais vencedor de sua história nas últimas décadas. Todos os outros tiveram circunstâncias mais difíceis em suas chegadas, mesmo que substituir Ferguson também não seja nada fácil. Mas os defensores de Moyes já têm argumentos para usar na próxima discussão, por mais estranhos que sejam.