Acontece na noite desta quinta-feira em Luque, no Paraguai, o sorteio da Copa Libertadores da América 2014. Em meio às polêmicas do Campeonato Brasileiro, o evento ficou em segundo plano. O sorteio deverá ser assim:

Do começo: 32 dos 38 times estão definidos em suas respectivas posições neste momento. Outros dois (Real Garcilaso e Universitario de Deportes) estão classificados, mas ainda resta a definição sobre o posto dentro das vagas peruanas. Já o Lanús aguarda um possível título na Argentina para ingressar direto na fase de grupos ou então entra com uma vaga da Sul-Americana.

*Para motivos de organização chamaremos a primeira fase da Libertadores de Pré-Libertadores 

Os classificados 

Brasil

1: Atlético Mineiro
2: Cruzeiro
3: Flamengo
4: Grêmio
5: Atlético Paranaense (Pré-Libertadores)
6: Botafogo (Pré-Libertadores)

Argentina

1: Vélez Sarsfield
2: Newell’s Old Boys
3: Indefinido
4: Arsenal
5: Indefinido (Pré-Libertadores)

Obs.: O Lanús é provisoriamente o Argentina 5, mas pode se transformar no Argentina 3 se for campeão do Torneio Inicial, abrindo espaço para o River Plate

Bolívia

1: Bolívar
2: Indefinido
3: Oriente Petrolero (Pré-Libertadores)

Chile

1: Unión Española
2: O’Higgins
3: Indefinido (Pré-Libertadores)

Colômbia

1: Atlético Nacional
2: Deportivo Cali
3: Independiente Santa Fe (Pré-Libertadores)

Equador

1: Emelec
2: Independiente del Valle
3: Deportivo Quito (Pré-Libertadores)

México

1: Santos Laguna
2: León
3: Monarcas Morelia (Pré-Libertadores)

Paraguai

1: Cerro Porteño
2: Nacional
3: Guaraní (Pré-Libertadores)

Peru

1: Indefinido
2: Indefinido
3: Sporting Cristal (Pré-Libertadores)

Obs.: Real Garcilaso e Universitario já estão classificados, mas ainda não se definiu qual é Peru 1 ou 2

Uruguai

1: Peñarol
2: Defensor Sporting
3: Nacional (Pré-Libertadores)

Venezuela

1: Deportivo Anzoátegui
2: Zamora
3: Caracas (Pré-Libertadores)

Chaveamento

Conforme as determinações da Conmebol, Brasil e Argentina sempre têm dois cabeças de chave cada um. Os outros são definidos anualmente. Em um ano temos quatro países e no ano seguinte outros quatro.

Em 2013 os cabeças de chave do grupo “outros” foram o colombiano Santa Fe, o equatoriano Barcelona, o peruano Sporting Cristal e o venezuelano Deportivo Lara. Agora, em 2014, é a vez dos outros países: Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai de forma que os cabeças de chave são:

Pote 1

Atlético Mineiro
Cruzeiro
Vélez Sársfield
Newell’s Old Boys
Bolívar
Unión Española
Cerro Porteño
Peñarol

Pote 2

No pote 2 estarão os representantes dos países que foram cabeças de chave no ano passado. Ou seja: os representantes 1 e 2 de Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Atlético Nacional
Deportivo Cali
Emelec
Independiente del Valle
Real Garcilaso
Universitario
Deportivo Anzoátegui
Zamora

Pote 3

No pote 3 ficam os times 3 e 4 de Brasil e Argentina e os de posição 2 de Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile.

Flamengo
Grêmio
Argentina 3
Arsenal
Bolívia 2
O’Higgins
Nacional-PAR
Defensor Sporting

Pote 4

No pote 4 estarão dois representantes mexicanos: Santos Laguna e León. Os outros seis times virão da chamada pré-Libertadores.

Pré-Libertadores

12 times disputam seis vagas na fase de grupos do torneio. Mas, tal qual nos grupos, o chaveamento deste estágio também é direcionado. Aqui pelo critério de quais países foram melhor na Libertadores de 2013. O Brasil foi campeão e está de um lado com seus dois times. O Olimpia chegou à final e por isso os paraguaios estão também deste lado. O mesmo ocorre com os colombianos, que tiveram o Santa Fe na semifinal, e com os argentinos, que tiveram o Newell’s na semifinal. Mexicanos e peruanos pararam nas quartas, mas o México somou mais pontos com o Tijuana do que o Peru com o Garcilaso.

Em suma: de um lado do pote estão: brasileiros, argentinos, paraguaios, mexicanos e colombianos. Do outro estão peruanos, uruguaios, bolivianos, equatorianos, venezuelanos e chilenos. Para resumir:

Pote A: Atlético-PR, Botafogo, Argentina 5, Monarcas Morelia e Guaraní 

Pote B: Nacional-URU, Sporting Cristal, Oriente Petrolero, Chile 3, Deportivo Quito e Caracas.

Sorteio direcionado

Além dos potes distintos, há a regra de que times do pote 3 não entram em grupos encabeçados por times do mesmo país. Quem vier da Pré-Libertadores, no entanto, pode entrar em qualquer grupo.

Observação final

Na teoria este será o sorteio desta quinta-feira. Na prática porém, podem haver mudanças. Ano passado os critérios de Pré-Libertadores mudaram a LDU de lado do pote devido à quantidade de times na fase de quartas de final e não desempenho no ano anterior. Ou seja: levem este post como guia e não verdade absoluta.

Post originalmente publicado no blog de Gabriel Dudziak, apresentador da CBN São Paulo e colunista de futebol sul-americano da Trivela.