A Copa do Mundo se aproxima e os técnicos têm até o dia 2 de junho para definir quem serão os 23 escolhidos para o mundial e o técnico Vicente Del Bosque, da atual campeã Espanha, parece que deixará para última hora para divulgar a lista. No amistoso contra a Bolívia, o técnico parece disposto a fazer testes. Um deles é curioso: ele convocou Gerard Deulofeu, que disputou a última temporada pelo Everton.

O mais curioso é que Deulofeu não está na lista de 30 jogadores divulgada pela Espanha. O que significa que ele não irá à Copa do Mundo, portanto. A menos que haja uma lesão, porque neste caso o técnico pode chamar qualquer jogador que quiser, estando ou não na lista dos 30 jogadores pré-selecionados. O atacante fez uma boa temporada pelo clube inglês e pode ser opção caso,por exemplo, a lesão de Diego Costa seja mais grave do que parece e o jogador precise ser cortado.

Quem pode ser realmente testado para a Copa do Mundo no amistoso é Fernando Torres. O atacante, que tem história com a camisa da Roja, não fez uma boa temporada pelo Chelsea, o que, aliás, não é novidade. Mesmo assim, esteve em todas as últimas grandes competições pela Espanha, desde a Copa do Mundo de 2006. Em 2010, chegou machucado à Copa e acabou sendo reserva. Em 2012, novamente não foi um titular, embora tenha sido artilheiro do time. Na Copa das Confederações, esteve no grupo novamente. Mas para a Copa do Mundo, há uma boa chance de ele não estar.

Por isso, ele precisa aproveitar a chance e se mostrar adaptado ao time. Algo que, talvez, ele e Villa levem vantagem em relação aos concorrentes. Os dois são veteranos de seleção espanhola e sabem melhor como o time joga. Juan Mata, por sua vez, está no grupo da seleção há alguns anos, mas ainda precisa mostrar o bom futebol que o levou lá no time de Del Bosque, algo que não aconteceu muitas vezes.

A convocação final será divulgada só no dia 30, data do amistoso. Entre os convocados para o jogo, aliás, um elenco que deve ter mais testes. Entre eles, Alberto Moreno, do Sevilla e Ander Iturraspe, do Athletic Bilbao. Este último nunca jogou pela seleção e pode ter uma chance para, ao menos, ser escolhido em caso de lesão, já que parece difícil que esteja no grupo final.

Nenhum jogador de Atlético de Madrid e Real Madrid, que decidiram a Liga dos Campeões neste sábado, está convocado. Todos receberão descanso e já se apresentarão para a lista final – se todos estiverem nela, claro. Diego Costa, Juanfran, Koke e David Villa são nnomes que estão na pré-lista de Del Bosque. Casillas, Sergio Ramos, Carvajal e Xabi Alonso são os jogadores do Real Madrid na lista.

Confira a lista dos jogadores que enfrentarão a Bolívia, sem Sevilha:

Goleiro: Pepe Reina (Napoli-ITA), David De Gea (Manchester United-ING);

Defensores: Gerard Piqué (Barcelona), Raul Albiol (Napoli-ITA), Jordi Alba (Barcelona), Cesar Azpilicueta (Chelsea-ING), Alberto Moreno (Sevilla);

Meio-campistas: Xavi Hernandez (Barcelona), Javi Martinez (Bayern de Munique), Andrés Iniesta (Barcelona), Sergio Busquets (Barcelona), Santi Cazorla (Arsenal-ING), Ander Iturraspe (Athletic Bilbao), Cesc Fàbregas (Barcelona), Juan Mata (Manchester United-ING), David Silva (Manchester City-ING);

Atacantes: Pedro Rodriguez (Barcelona), Fernando Torres (Chelsea-ING), Gerard Deulofeu (Everton-ING).