Vai começar a Eurocopa, talvez a competição continental que mais parece com a Copa do Mundo. Não, o torneio não é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina (alguns tem colocado o Uruguai nessa leva), mas é o torneio de seleções mais organizado e bem promovido depois do mundial. É inegável também que há muitas grandes seleções na Europa, se nem sempre pelos times, pelas camisas tradicionais.

Nesta edição, dois países com pouca tradição vencedora sediam o evento: Ucrânia e Polônia. Com o benefício de entrarem sem eliminatórias no torneio e sendo cabeças de chave, alguns grupos ficaram com favoritos concentrados, como o B, que tem Holanda e Alemanha, que estão entre as três melhores seleções do mundo, segundo o ranking da Fifa.

Como é tradicional na Trivela, preparamos um guia apresentando cada uma das seleções, com aquilo que possuem de melhor, sua perspectiva no torneio e até uma projeção daqui até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Não poderíamos deixar de dar um toque trivelístico ao guia, então colocamos mais um item: se as seleções fossem bandas, que bandas seriam? Cada uma das 16 seleções ganhou uma banda para si e, claro, uma justificativa para isso.

Confira o Guia que preparamos e fique ligado: a cobertura da Eurocopa será completa aqui na Trivela.

Grupo A: Polônia, Grécia, Rússia e República Tcheca
Grupo B: Holanda, Alemanha, Dinamarca, Portugal
Grupo C: Espanha, Itália, Irlanda e Croácia
Grupo D: Ucrânia, Suécia, França e Inglaterra

 

Top 10 Especial Eurocopa: jogadores à beira do estrelato

E se as seleções da Eurocopa fossem bandas?

A História da Euro: tradição e, algumas vezes, técnica

Tática: Grupo A / Grupo B / Grupo C / Grupo D