Uma grande rivalidade no futebol às vezes proporciona momentos lamentáveis de violência e hostilidade vindos dos dois lados. Entretanto, em alguns outros casos, o espírito esportivo é mais forte, e as provocações não passam de palavras de força bem humoradas. A Coca-Cola soube captar isso em um Derby della Madonnina de ótima maneira, e ainda acrescentando um pouco de solidariedade, com uma ótima campanha no San Siro.

No clássico entre Milan e Internazionale do dia 22 de dezembro do ano passado, pelo primeiro turno da Serie A, vencido pela Inter por 1 a 0, a fabricante de refrigerantes posicionou duas máquinas com seu produto em lados opostos do San Siro. Entretanto, quem passasse por elas não poderia retirar uma garrafa para si. Um botão com a mensagem “compartilhar” permitia que um milanista servisse um interista e vice-versa.

Uma câmera e uma tela em cada máquina aumentavam a interação entre os torcedores, que pediam Cocas uns ao outros, se provocavam e até tentavam determinar quem teve uma figura mais representativa em sua história, Peppino Prisco, ex-vice-presidente da Inter entre 1963 e 2001, ou Nereo Rocco, treinador lendário do Milan, bicampeão da Itália e da Europa com os rossoneri.

Há uma chance razoável de o vídeo não ser exatamente a realidade, de ser encenado ou produzido. Ainda assim, o resultado disso tudo ficou bem legal. Na pior das hipóteses, é uma ótima propaganda.