Na construção de novos estádios de futebol, a criatividade não é lá tão grande. Normalmente recorre-se a modelos já bem estabelecidos de arenas, como alguns dos vários palcos do Brasil para a Copa do Mundo podem exemplificar. No entanto, os responsáveis pelo projeto do novo estádio do Bursaspor, da Turquia, mostraram como é que se faz na hora de pensar uma nova casa para seu time. Como o mascote da equipe é um crocodilo, e eles são conhecidos como “Crocodilos Verdes”, decidiram que a nova arena do clube seria um… crocodilo! E ficou sensacional o projeto. A construção está rolando, mas com atrasos. Alguém precisa ir lá pressionar a construtora para terminar logo. O futebol merece um estádio desses o quanto antes.

Como se não bastasse a genialidade do visual do estádio, ele terá uma característica inigualável: dos olhos do crocodilo, serão projetadas luzes ao céu durante jogos disputados à noite. Sinceramente, achamos que nunca haverá projeto como esse para um estádio, então a ansiedade é grande.

A ideia não é nada nova. O projeto foi inicialmente sugerido em 2010 e ficou bastante conhecido em 2011, quando o Bursaspor revelou seus planos de concluir a construção até 2013. Você deve estar se perguntando então por que diabos estamos falando dele agora. Bom, até o momento não saiu do papel. Os trabalhos se iniciaram em junho de 2011 e agora não têm previsão de conclusão. Motivados pelo post do Gizmodo norte-americano, decidimos relembrar as pessoas de que a ideia de se fazer essa obra de arte arquitetônica existe e que os trabalhos precisam ser acelerados, para que tenhamos logo esse ponto turístico imediato.

Confira algumas imagens do projeto e veja o vídeo com a maquete digital da Timsah Arena:

Timsah Arena 1

Timsah Arena 2

Timsah Arena 3