A Uefa definiu o sorteio das semifinais da Champions League e teremos um duelo de pesos pesados nas semifinais. Dois dos favoritos se enfrentam de cara: Bayern de Munique e Real Madrid fazem uma das semifinais, enquanto Liverpool e Roma fazem o outro jogo. Com  isso, alemães e espanhóis, mais acostumados a esta fase, terão que se matar. Do outro lado, dois times que não chegam à final da Champions League há muito tempo e um deles voltará à decisão.

VEJA TAMBÉM: Marseille x Salzburg e Arsenal x Atlético de Madrid: estas são as semifinais da Liga Europa

Depois de emocionantes quartas de final, a Champions League chega às semifinais com nenhum país com mais de um representante. A última vez que isso aconteceu foi em 2009/10, quando quatro países diferentes também estiveram nas semifinais com Barcelona, Internazionale, Bayern de Munique e Lyon. Desta vez, um representante de cada uma das ligas que estão mais bem colocadas no ranking estão nesta fase: Real Madrid (1ª colocada, Espanha), Liverpool (2º colocado, Inglaterra), Roma (3ª colocada, Itália) e Bayern de Munique (4ª colocada, Alemanha).

A temporada 2009/10, aliás, foi a última que não teve o Real Madrid entre os semifinalistas. Foi a primeira temporada com Cristiano Ronaldo no elenco e o time caiu diante do Lyon, que acabou sendo semifinalista naquela edição. Desde a temporada seguinte, porém, os madridistas estão sempre nas semifinais e já conquistaram três títulos, em 2013/14, 2015/16 e 2016/17. Atual bicampeão, com o melhor jogador do mundo, o Real Madrid é o time que chega com melhor retrospecto recente.

O Bayern de Munique é outro time que se tornou um frequentador assíduo das semifinais da Champions League. Nas cinco temporadas passadas, o time conquistou o título na temporada 2012/13, foi semifinalista outras três vezes e caiu nas quartas de final da temporada passada, diante do próprio Real Madrid, que acabaria campeão.

O Liverpool chegou pela última vez à semifinal na temporada 2007/08, como contamos aqui. Depois disso, caiu nas quartas de fina no ano seguinte, na fase de grupos no ano posterior e então ficou longe da Champions League por três anos. Quando voltou em 2014/15, novamente caiu na fase de grupos. Passou mais dois anos na Liga Europa até voltar este ano à competição, desta vez para ir longe.

A Roma não chegava às semifinais desde que foi finalista na temporada 1983/84, quando teve um dos melhores times da sua história – alguns dirão que o melhor – e perdeu justamente do Liverpool na final. E uma derrota dolorosa, em casa, já que a final foi no estádio Olímpico.

A final, em Kiev, na Ucrânia, será no dia 26 de maio, um sábado.

Bayern de Munique x Real Madrid
Jogo de ida: 25 de abril, em Munique; volta dia 1º de maio em Madri. 

Liverpool x Roma
Jogo de ida dia 24 de abril em Liverpool; volta dia 2 de maio em Roma.