O Legia Varsóvia tem um plano para estender a sua influência para outras cidades da Polônia e aumentar o número de torcedores. O clube campeão nacional na última temporada criou uma campanha de marketing com outdoors em Lodz, Cracóvia, Poznan, Breslaune e Gdansk. O problema é que eles escolheram um slogan que provavelmente vai irritar mais os moradores desses lugares do que despertar a paixão deles pelo clube.

A estrutura da oração é a mesma em todos os outdoors. Apenas o nome da cidade é modificado. O de Poznan, por exemplo, traz a frase “Você pode até ser de Poznan se for um torcedor do Legia”, que claramente inferioriza as outras cidades.

E nesse caso o problema é maior ainda porque os torcedores do Lech Poznan e do Legia são inimigos desde uma das maiores brigas entre hooligans no futebol polonês, depois da Copa da Polônia de 1980, que terminou com centenas de feridos. Na realidade, a relação dos fãs dos seis clubes de todas essas cidades que estão na primeira divisão – Cracóvia tem dois – com os do Legia é de hostilidade.

Obviamente, os insatisfeitos estão aparecendo. A revista quinzenal Nasz Glos Poznanski disse que o slogan é “chocante”. O site MMLodz.pl, de Lodz, usou um eufemismo e chamou de “controverso”, segundo o site Inside Word Football.

Em um país como a Polônia, que tem um problema sério de hooliganismo, lançar uma campanha dessas é no mínimo irresponsável. Pensando por um viés um pouco mais comercial, também é completamente burra.