Zlatan Ibrahimovic é um personagem que desperta interesse e curiosidade, especialmente, claro, de quem gosta de futebol. O sueco é uma figura, além de ser um dos grandes jogadores em atividade. Por isso, a sua biografia, “Eu sou Zlatan”, se tornou um sucesso. O livro chega ao Brasil em tradução para o português pela editora Realejo, com pré-venda exclusiva da revista Corner, uma das boas publicações sobre futebol por aqui.

LEIA TAMBÉM: Ibrahimovic cantou o hino da Suécia, a música virou sucesso e ele ganhou disco de ouro

“Eu sou Zlatan” foi lançado pela primeira vez em 2011 e se tornou um sucesso, com mais de 1,5 milhão de cópias vendidas em 20 países. Como era de se esperar, o livro vai além de falar sobre futebol. Conta a história deste sueco de nascimento e filho de pai bósnio e muçulmano e uma mãe católica e croata.

A história tratada no livro conta justamente como o jogador superou a infância de pobreza e exclusão em um bairro de imigrantes em Estocolmo e se tornou um dos melhores e mais bem pagos jogadores do mundo. Traz, claro, o que ele fez para chegar onde acredita, o que nos mostra um pouco da sua mentalidade, uma das suas maiores forças.

O escritor responsável pelo livro é David Lagercrantz, que teve acesso completo ao craque sueco. Ibrahimovic relatou ao escritor a sua vida, dentro e fora dos campos. Conta como quase abandonou o futebol, ainda adolescente, para trabalhar no porto de Estocolmo, mas foi convencido pelo seu técnico a continuar, e também da falta de suporte da família.

Ibra conta sobre o seu maior ídolo no futebol, Ronaldo Fenômeno. “Se não fosse pelo Ronaldo, acho que teria me tornado um tipo completamente diferente de jogador”, conta o jogador sueco. Já ficou famosa uma foto de Ibra em seu quarto, ainda adolescente, com fotos de Ronaldo na parede.

David Lagercrantz, o autor do livro, faz biografias desde 1997 e se tornou conhecido recentemente por ter escrito a continuação da trilogia Millenium, originalmente escrita por Stieg Larsson, que morreu precocemente e deixou um manuscrito incompleto.

A tradução para português foi feita por Luciano Dutra, bacharel em língua e literatura islandesa, com mestrando em estudos de tradução pela Universidade da Islândia. Tradutor juramentado islandês-português desde 2009, trabalha com literatura islandesa e nórdica contemporânea e sagas, envolvendo-se também com obras únicas de prosa de ficção compiladas na Idade Média por autores anônimos da Islândia que influenciaram escritores modernos tão diversos quanto Jorge Luis Borges e J.R.R. Tolkien.

A pré-venda é feita exclusivamente no site da revista Corner a R$ 59,90 (com desconto promocional de 10% até o dia 31 de outubro), e tem frete grátis. Se você gosta de futebol e ler sobre grandes personagens, nós recomendamos fortemente o livro.

Capa do livro “Eu sou Zlatan”, biografia de Zlatan Ibrahimovic, da editora Realejo (Foto: divulgação)