A seleção feminina dos Estados Unidos não precisou se esforçar muito para vencer a Coreia do Norte e garantir a liderança do Grupo G dos Jogos Olímpicos. Em partida disputada no estádio de Old Trafford, Abby Wambach marcou o tento na vitória por 1 a 0, que manteve os 100% de aproveitamento da equipe americana na competição.

Os Estados Unidos começaram o confronto dominando as ações, mantendo a posse de bola no campo de ataque e partindo para cima das norte-coreanas. Depois de Alex Morgan acertar a trave, Wambach abriu o placar aos 24 minutos. E, com a pressão ainda intensa, a própria camisa 14 quase ampliou no fim do primeiro tempo, parando novamente o poste.

Já na etapa complementar, as americanas diminuíram a intensidade e passaram a dar mais espaços às adversárias. A Coreia do Norte começou a se aproximar da meta de Hope Solo, apostando principalmente em subidas rápidas. Ainda assim, foi muito pouco para quebrar a defesa dos Estados Unidos e chegar ao empate. No fim, Choe Mi Gyong foi expulsa após receber o segundo amarelo, tirando qualquer esperança das asiáticas.

Líderes da chave, os Estados Unidos aguardam a definição do Grupo E para conhecer seu rival nas quartas de final. As americanas enfrentam a segunda melhor terceira colocada, que pode ser Nova Zelândia, Camarões ou a própria Coreia do Norte – em caso de empate ou vitória das camaronesas sobre as neozelandesas por até quatro gols de diferença.

Destaque do jogo

 

A intensidade da marcação dos Estados Unidos. Enquanto esteve em busca de ampliar o placar, a equipe americana pressionou a saída de bola da Coreia do Norte e mal deixou as adversárias passarem do meio de campo. Individualmente, Alex Morgan brilhou por sua movimentação no ataque.

Momento-chave

 

O primeiro tempo da partida. Foi quando as americanas jogaram para valer. Ao longo dos 45 minutos iniciais, o US Team manteve a posse de bola por 65% do tempo e finalizaram 12 vezes, enquanto a Coreia do Norte sequer chutou.

O gol

 

24’/1T – Após lançamento em profundidade, Alex Morgan dominou dentro da área, girou para cima da marcação e rolou para Abby Wambach, que completou na saída da goleira.