O maravilhoso mundo das redes sociais permite analisar o comportamento humano dos mais diversos tipos. Em 2012, o Facebook fez uma pesquisa secreta sobre a reação das pessoas diante de uma série de mensagens boas ou más. Em 2014, a turma do Zuckerberg parece dedicada a levantamentos mais inofensivos (e bastante inúteis, para falar em bom português). Como analisar em que países as pessoas teclam mais vezes a letra “o” ao comentar um gol na Copa do Mundo.

LEIA MAIS: Esse gráfico genial do Facebook mostra fluxo de turistas ao Brasil

Sim, é isso mesmo. A rede social levantou todas as postagens dos gols da Copa para ver quem usava mais a letra “o” (ou a vogal equivalente, como o “u” do “but” do francês). A postagem individual com mais letras “o” veio da Argentina. Um maluco colocou 20.400 vogais ao comemorar o segundo gol de sua seleção contra a Nigéria. Segundo contas do Facebook, você precisa ficar 12 minutos com o dedo cravado na tecla para ter tantas repetições de um caractere.

Mas, na média de todos os usuários, o vencedor é outro país sul-americano. No caso, o único que não tem o futebol como esporte mais popular. Os venezuelanos digitaram a palavra “gol” com 21,2 letras “o” em média. O top 5 do grito de gol virtual tem ainda Gabão, Tunísia, México e Montenegro.

Para permitir uma visualização mais fácil de qual o patamar de cada país, fizeram um mapa. Quanto mais escuro, maior a média de “o” nas postagens de gol.

Que países postam "gol" com mais letras "o" no Facebook. América do Sul domina (Facebook)

Que países postam “gol” com mais letras “o” no Facebook. América do Sul domina (Facebook)