Está chegando o momento favorito dos apaixonados por futebol. Começa nesta terça-feira a Liga dos Campeões, e com ela o maior e melhor fantasy game do futebol, no site oficial da Uefa, com mais de 350.000 jogadores espalhados por mais de 200 paises mundo afora.

Se você é, como eu, um “olheiro natural”, está aí a sua chance de montar uma equipe e brincar de manager, técnico, olheiro, e o mais difícil: vidente. Prever o futuro, ou, no caso, o desempenho de cada jogador.

Um jogo com tradição, fácil visualização, e também educativo, uma vez que podemos ver as camisas de cada equipe e aprender sobre sua história na competição.

O objetivo do jogo é montar sua equipe favorita, dentro de um teto salarial, e com os jogadores que achamos que vão arrebentar naquela rodada. Os pontos são baseados nas performances reais de cada jogador em sua respectiva partida. Gols, assistências, cartões, defesa menos vazada, tudo conta pontos pra sua equipe.

Muitos acompanham os resultados através de fichas técnicas, jornais, opiniões de comentaristas, o que é legal. Eu gosto mesmo de assistir aos jogos, às vezes ao vivo, às vezes em VT. Sempre preciso assistir aos jogos para ter meu próprio ponto de vista e conseqüentemente deixar meu “olho clínico” trabalhar.

O ideal é comprar jogadores “baratos” que vão crescer dentro da competição e misturar com seus craques favoritos, para que assim você consiga estar dentro do seu teto salarial.

São seis rodadas na fase de grupos. Com todos os times disponíveis, temos muitas opções. Cada um tem suas preferências e isso facilita a escolha. A partir da fase de mata-mata, são menos equipes, e conseqüentemente menos opções. Em contrapartida, você poderá escolher mais jogadores de uma determinada equipe.

O interessante do fantasy da LC é que realmente você começa a estudar o futebol europeu, conhecer como cada equipe e técnico gostam de atuar, dentro e fora de casa. Começa a entender o que é um jogador produtivo, pois através das performances e pontos você realmente enxerga o jogador regular e decisivo.

Para os milhares de técnicos no Brasil, é uma chance de avaliar seu conhecimento e comparar com seus amigos. Através de ligas particulares ou públicas, você pode criar a sua liga e convidá-los.

Os brasileiros, com o tempo, têm se tornado referências na Liga dos Campeões e no fantasy game – Dida, Roberto Carlos, Juninho Pernambucano, Rivaldo e Kaká, entre outros já fizeram parte da seleção da Uefa.

Agora, algumas dicas para você montar seu time:

Goleiro: quanto menos gols levar, melhor (Cech, Reina, Buffon)

Defesa: tradicionalmente, os italianos e ingleses têm defesas fortes e pouco vazadas. É importante escolher alguém que, além de forte na defesa, poderá te dar pontos no ataque (Ferdinand, Dani Alves, Fábio Aurélio).

Meio-campo: gosto de um meio-campo forte, participativo e goleador (Cristiano Ronaldo, Lampard, Gerrard, Guti, Deco).

Ataque: o que não faltam são opções de atacantes de estilos diferentes. Gosto dos rápidos, fortes e participativos (Eto'o, Rooney, Adebayor, Amauri, Messi).

Então é isso! Corra para fazer seu cadastro e divirta-se com o fantasy da LC!