O dia do fechamento do mercado de transferências na Europa costuma ser um dia muito movimentado e no Twitter esse foi um tópico que rendeu muito. Segundo dados do site, foram 4,2 milhões de tuítes. O Twitter foi um palco farto para especulações, debate sobre as contratações e as confirmações, com clubes oficializando contratações na rede social. Com muitos sites ao redor do mundo, especialmente os europeus, fazendo cobertura em tempo real da janela de transferências, o número de tuítes sobre o assunto foi alto.

LISTA: As principais contratações do último dia do mercado

Os jogadores mais citados foram Radamel Falcao García, que trocou o Monaco pelo Manchester United; Danny Welbeck, que saiu do Manchester United para o Arsenal, Javier Chicharito Hernández, emprestado pelo Manchester United para o Real Madrid; Daley Blind, contratado pelo Manchester United junto ao Ajax; e Tom Cleverley, que assinou por empréstimo pelo Aston Villa, vindo do Manchester United.  O curioso é que um dos nomes mais citados na janela foi o de Arsène Wenger, técnico do Arsenal, que, no geral, só ficou atrás de Falcao, Welbeck e Chicharito entre os nomes mais falados. Talvez pela latente necessidade do Arsenal em contratar um atacante, como acabou acontecendo.

Claro, como a medição é feita na hashtag em inglês e o dia do fechamento da janela de transferências é intensamente acompanhado pelos ingleses, é natural que os clubes do país dominem os tópicos mais comentados. O dia do fechamento do mercado conta com transmissão em tempo real de todos os sites ingleses, além de uma cobertura intensa das TVs, que enviam repórteres aos clubes para acompanhar o que acontece nessas últimas horas de mercado.

Hashtags mais usadas:

#MUFC, #TransferDeadlineDay, #DeadlineDay, #SkyDeadlineDay, #AFC

#MUFC é a sigla de Manchester United Football Club e #AFC é a de Arsenal Football Club, os dois clubes que acabaram sendo mais comentados. A #SkyDeadlineDay mostra como a Sky Sports, dona dos direitos de transmissão da Premier League e que faz a cobertura em tempo real da janela de transferências, tem força no Reino Unido.

MERCADO: 20 jogadores sem clube que estão livres para negociar

Momento mais tuitado do dia

O momento mais tuitado do dia foi às 22h58 no horário de Londres (18h58 no horário de Brasília), com 21 mil tuítes por minuto. O motivo mais provável é a ansiedade pelo fechamento da janela, que aconteceu às 23h. Como alguns negócios não tinham sido confirmados, a ansiedade para saber o que aconteceria nesses últimos minutos foi a provável causa do pico.

O segundo momento mais tuitado do dia foi às 20h31 no horário de Londres (16h31 em Brasília), quando Daley Blind foi anunciado oficialmente pelo Manchester United. Foi quando o Twitter chegou a 11 mil tuites por minutos com a hashtag.

PREÇO ALTO: Estudo mostra que o mercado de transferências está inflacionado

Twitter como ferramenta de oficializar transferências

O Twitter foi palco também da oficialização de algumas transferências. Welbeck, o segundo tópico mais falado, teve a sua transferência anunciada pelo Arsenal no Twitter, como se vê abaixo:

Falcao García também foi confirmado via Twitter, já depois da meia-noite, e deu alívio aos torcedores do clube que já estava roendo as unhas imaginando que, talvez, não tivesse dado tudo certo.

HANGOUT: Que time fez o melhor mercado de transferências?

EMPRESÁRIO: Ninguém se deu melhor no mercado de transferências que Jorge Mendes