A Fifa estuda colocar em prática um sistema de comunicação entre os árbitros para a Copa do Mundo. Atualmente, estão sendo testados três tipos de esquemas e um deles, ou uma mescla, seria escolhida para o torneio.

José Maria Garcia Aranda, diretor do departamento de arbitragem da Fifa, afirmou que a aparelhagem tem chances de ser utilizada pela primeira vez em um Mundial já na Alemanha. “Nós podemos escolher entre melhorar um dos sistemas pegando o melhor de cada um deles. Uma das coisas mais importantes é assegurar não haver interferências e que as pessoas não escutem as conversas”, explicou.

A Uefa testou um sistema de comunicação entre o juiz, os bandeirinhas e o quarto árbitro tanto na Liga dos Campeões como na Copa Uefa. Alguns países também utilizam esquemas semelhantes em seus campeonatos nacionais.

Nesta terça, iniciou-se um workshop de quatro dias com a presença dos 44 trios de árbitros que tentam garantir vaga na Copa. Eles serão submetidos a testes físicos, de conhecimento das regras, fluência na língua inglesa e habilidade em lidar com o estresse durante este período. A decisão sairá no dia 31 de março.