É Copa do Mundo, amigo, e você quer aproveitar ao máximo. Já está com a tabela colada na porta do guarda-roupa, apostou uma grana no bolão da firma e até deixou o engradado de cerveja gelando. Fantasy da Copa e você vai perder? Claro que não. Nas últimas edições, a Fifa disponibilizou o game oficial do torneio em seu site. Mas não se empolgue muito com ele. Neste ponto, o fantasy da Liga dos Campeões, e mesmo o Cartola, estão em um padrão muito acima ao da Fifa.

FIQUE POR DENTRO: O perfil das 32 seleções que disputarão a Copa

A mecânica é a mesma de qualquer fantasy. Você vai lá, escolhe titulares e reservas. Como é Copa do Mundo, são 23 jogadores. O problema é que os criadores do game não foram muito inteligentes neste ponto. Você tem apenas $ 100 para gastar com o elenco. E é impossível montar um elenco inteiro competitivo com tão pouco dinheiro.

Se você fosse gastar na média em todas as posições, cerca de $ 4 por convocado, seu time teria jogadores do calibre de Silvestre Varela, Senad Lulic, Vasilis Torosidis e Tim Krul. Portanto, já damos a primeira dica: se quiser ter Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Yaya Touré, Iniesta e outros medalhões na sua equipe titular, ponha também em seu elenco os jogadores mais baratos. Você ficará cheio de reservas de Irã e Argélia, mas poderá contar realmente com os grandes craques da Copa.

Afinal, você só pode escalar 11 jogadores no fantasy da Copa. Os 23 convocados não poderão ser mudados durante toda a fase de grupos e as substituições antes das rodadas terão que ser feitas entre eles. Entretanto, um grupo com 15 ou 16 caras de real capacidade já é suficiente para você se dar bem no game. E fique tranquilo, porque a partir das oitavas de final você pode trocar os 23 nomes – logicamente, para aproveitar somente as seleções classificadas.

Se animou para jogar? Então monte seu time e entre na liga da Trivela. É só clicar aqui.