Não dá para pedir mais de um fim de semana de futebol. O Campeonato Brasileiro finalmente está começando, enquanto o futebol europeu encaminha-se para o fim, com decisões ao redor do continente. E o mais legal é que essas partidas de definição podem ser grandes clássicos, como Benfica x Porto, Paris Saint-Germain x Monaco ou PSV x Ajax, ou belos jogos como Tottenham x Manchester City – e muitas vezes tudo ao mesmo tempo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogaço

Tottenham x Manchester City
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)
Cotações Oddsshark: Tottenham (2.67), City (2.65), empate (3.55)

Mauricio Pochettino, do Tottenham (Photo by Richard Heathcote/Getty Images)

O Manchester City perdeu a oportunidade de selar o título da Premier League, seu há muito tempo, no dérbi contra o United. E agora provavelmente terá que esperar um pouco. Mesmo que derrote o quarto colocado Tottenham, fora de casa, precisa de uma derrota dos Red Devils, em casa, contra o lanterna West Brom, para colocar todos os dez dedos na taça. Ganhar os três pontos já é uma missão bem difícil. A equipe de Guardiola está com o fôlego reduzido, com apenas cinco gols marcados no segundo tempo nas últimas 11 partidas e com três derrotas seguidas. O Tottenham está embalado: seis vitórias consecutivas pela Premier League.

Os clássicos

Lazio x Roma
Domingo, 15h45 (Fox Sports e RAI Internacional)
Cotações Oddsshark: Lazio (2.80), Roma (2.52), empate (3.45)

O dérbi da capital deveria ser a celebração de uma semana ímpar para os dois clubes, ambos classificados às semifinais das suas competições europeias, mas havia um Red Bull Salzburg no meio do caminho. A Lazio chegou a estar vencendo a eliminatória por 5 a 2, mas levou a virada dos austríacos e foi eliminada nas quartas de final. Entra de cabeça inchada contra uma Roma em êxtase pela grande partida contra o Barcelona. Além da rivalidade, o clássico tem muita importância para a tabela. As equipes estão empatadas com 60 pontos. A Lazio aparece à frente, em terceiro lugar, com a Roma em quarto. A Internazionale, adversária da boa Atalanta nesta rodada, está à espreita, em quinto lugar, com 59 pontos.

Schalke 04 x Borussia Dortmund
Doming, 10h30 (Fox Sports 2)
Cotações Oddsshark: Schalke (2.64), Dortmund (2.71), empate (3.41)

O Bayern de Munique confirmou o título alemão e deixou para os mortais a briga pelo segundo lugar. Duas equipes estão à frente nessa candidatura: os rivais Schalke 04 e Borussia Dortmund. Os azuis aparecem em segundo lugar, com um ponto a mais do que os amarelos e pretos. O empate é uma boa aposta porque foi o resultado dos últimos quatro dérbis do Vale do Ruhr. O Schalke, no entanto, só conseguiu três vitórias em 16 encontros recentes com o Dortmund.

Benfica x Porto
Domingo, 14h (ESPN Brasil)
Cotações Oddsshark: Benfica (2.41), Porto (3.05), empate (3.21)

Jonas, do Benfica (Foto: Benfica)

Nada menos do que uma final de campeonato. Faltam cinco rodadas para o fim, e apenas um ponto separa Benfica e Porto na ponta da tabela. Os Encarnados estão embalados por nove vitórias seguidas na liga portuguesa, deixando para trás os Dragões, que perderam para Paços de Ferreira e Belenenses nas últimas quatro rodadas. O retrospecto é todo a favor do Porto: o Benfica ganhou apenas três dos últimos 23 encontros pelo Campeonato Português.

PSV x Ajax
Domingo, 11h45 (ESPN Extra)
Cotações Oddsshark: PSV (2.53), Ajax (2.63), empate (3.58)

A quatro rodadas do fim do Campeonato Holandês, o Ajax dá a última cartada na briga pelo título. Precisa vencer em Eindhoven para reduzir a diferença para o líder PSV para quatro pontos. A vitória dos donos da casa, por outro lado, garante o título, que seria o terceiro em quatro temporadas. Como visitante contra o PSV, o Ajax tem um retrospecto recente respeitável: nos últimos oito jogos, três vitórias, dois empates e três derrotas.

Fique de olho

Paris Saint-Germain x Monaco
Domingo, 16h (ESPN Brasil e SporTV 2)
Cotações Oddsshark: PSG (1.30), Monaco (9.19), empate (5.91)

Chegou a hora de confirmar mais um título francês e, do jeito mais simbólico possível, contra o atual detentor do troféu. O Paris Saint-Germain recebe o Monaco, no Parque dos Príncipes, precisando apenas vencer para conquistar a Ligue 1. Atualmente, são 14 pontos de vantagem, com 18 a serem disputados. Os parisienses empataram com o Saint-Étienne na última rodada, e os monegascos estão invictos há 17 rodadas.

Barcelona x Valencia
Sábado, 11h15 (Fox Sports)
Cotações Oddsshark: Barcelona (1.31), Valencia (9.40), empate (5.85)

Messi, do Barcelona

O Valencia não conseguiu manter o altíssimo nível de rendimento que demonstrou em partes do Campeonato Espanhol, mas segue bem colocado. Com 65 pontos, pode sonhar com o vice-campeonato ou com pelo menos ficar à frente do Real Madrid, o que também é um final interessante para a ótima campanha. O Barcelona, eliminado da Champions League, faz contagem regressiva para o título espanhol e se prepara para a decisão da Copa do Rei, contra o Sevilla, ainda em abril.

Sevilla x Villarreal
Sábado, 08h00 (Fox Sports)
Cotações Oddsshark: Sevilla (1.85), Villarreal (4.30), empate (3.76)

A disputa é por vaga na Liga Europa, entre duas equipes em má fase. O Villarreal, sexto colocado, tem um ponto de vantagem e vem de duas derrotas seguidas, para Málaga e Athletic Bilbao. São quatro revezes nas últimas seis rodadas. O Sevilla não está muito melhor. Um ponto e uma posição atrás, não ganha há cinco partidas, contando as quartas de final da Champions League, em que perdeu os dois duelos para o Bayern de Munique.

No Brasil

Cruzeiro x Grêmio
Sábado, 16h (Premiere)
Cotações Oddsshark: Cruzeiro (2.13), Grêmio (3.62), empate (3.19)

O primeiro jogo do Campeonato Brasileiro já coloca frente a frente dois candidatos ao título. O atual campeão sul-americano Grêmio quebrou seu jejum de títulos gaúchos e, embalado por uma sequência de conquistas, começa a tentar vencer seu primeiro Brasileirão desde 1996. O Cruzeiro foi bicampeão recentemente e passou por um complicado período de transição. Mas conta com um bom elenco e um trabalho sólido de Mano Menezes. O atual campeão da Copa do Brasil também é um dos principais candidatos.

Náutico x Santa Cruz
Domingo, 19h (Esporte Interativo)
Cotações Oddsshark: Náutico (2.57), Santa Cruz (2.78), empate (3.18)

Rebaixados juntos, os dois clubes de Pernambuco começam a disputa da terceira divisão na primeira rodada. Estão juntos no Grupo A da competição. O Santa Cruz parou nas quartas de final do Estadual, mas o Timbu foi até o fim. Derrotou o Central na decisão e conquistou seu primeiro título do torneio desde 2004.