16 fotos fantásticas da essência do futebol em diversos cantos do mundo

12 de Fevereiro de 2015 às 15:32




Arquibancadas cheias, transmissões cinematográficas, grandes astros. O futebol tem muito de espetáculo. Mas, de olhos grudados no que acontece dentro dos estádios, às vezes nos esquecemos que a real grandeza do esporte está em sua simplicidade. A capacidade de unir tantas pessoas em torno de uma bola. De fazer tantos meninos sonharem, no campo, no asfalto, no lamaçal, na terra batida, na areia. Qualquer um pode jogar futebol. Basta ter algum objeto que possa ser chutado e mais alguns amigos para compartilhar a felicidade de brincar. De se transformar em um grande ídolo, nem que seja apenas na imaginação.

O futebol profissional não consegue ser um show em todas as partes do mundo. No entanto, sua simplicidade é o que o torna o esporte mais popular do planeta. E em muitos cantos, não é preciso nada mais do que uma bola para fazer aquele momento espetacular. Em meio à guerra, à miséria e a tantas particularidades, a redonda é o objeto mágico que converge diferentes povos. Ajuda a torná-los iguais no terreno de jogo. Talvez não seja apenas física ou mera coincidência que o mundo também seja uma bola.

Abaixo, você pode conferir uma galeria do futebol sendo praticado em diversos cantos do mundo. Lugares sem o glamour dos grandes craques, mas com a mesma paixão pela bola. As imagens são apenas parte do trabalho do fotógrafo americano Steve McCurry. A galeria completa de “Football” e outras obras fantásticas podem ser conferidas em seu site oficial, clicando aqui.