Os 25 maiores motivos de orgulho para o futebol da Alemanha Oriental

3 de novembro de 2014 às 22:42




Aquela vitória na Copa do Mundo de 1974 sempre será lembrada como o maior feito do futebol da Alemanha Oriental. O sorteio do Mundial já tinha sido caprichoso o suficiente para fazer os alemães ocidentais receberem os irmãos para um confronto em Hamburgo. E, por mais que existam muitas teorias sobre o resultado, o que marcou mesmo foi o gol decisivo de Jürgen Sparwasser. O ponto alto de uma história bem mais rica do que isso.

Tudo bem que a República Democrática da Alemã nunca teve o mesmo sucesso nos gramados dos vizinhos capitalistas. O regime comunista investia bem mais nos esportes olímpicos.  No entanto, também dava sua atenção ao futebol, que rendeu até mesmo medalhas nos jogos. E o talento emanava nos territórios do leste para revelar muitos craques e formar grandes equipes. Se 1974 os orientais disputaram o seu único mundial, também conquistaram os seus melhores resultados entre os clubes: o Magdeburgo faturou a Recopa, enquanto o Dynamo Dresden esteve a um triz de eliminar da Champions o timaço do Bayern.

E, mesmo com o campeonato nacional muitas vezes armado para beneficiar os clubes dos principais órgãos de governo, também não dá para negar a qualidade dos jogadores que surgiram no país. A geração de Sparwasser, Croy, Streich e Dörner pode não ser tão reconhecida quanto merece, mas fez os clubes serem competitivos nos torneios continentais e a Oberliga respeitada na Europa. Já a partir da reunificação, nomes como Sammer, Kirsten e Thom vestiram as camisas das duas seleções para renovar as forças da Alemanha.

É verdade que a participação dos jogadores nascidos na antiga parte oriental não foi tão significativa nos últimos anos da seleção. Apenas 14 disputaram as Copas do Mundo desde 1994. Ainda assim, o protagonismo deles acabou sendo inevitável, graças aos talentos que surgiram. Michael Ballack e Toni Kroos são as provas como os alemães do leste podem continuar sendo decisivos para o Nationalelf.

Abaixo, uma galeria com os 25 maiores motivos de orgulho do futebol da Alemanha Oriental, entre grandes jogadores, partidas, conquistas e outros momentos históricos.

Os comentários estão desativados.