Prepare-se torcedor: geralmente a convocação da seleção brasileira tem alguma surpresa
6 de Maio de 2014 às 9:46
-
-
Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira (Foto: AP)
-
-
Dirceu (1982) – A expectativa era Adílio, ou Andrade, ou até mesmo Tita, mas no fim Telê Santana preferiu a experiência de Dirceu, que já havia disputado a Copa do Mundo de 1978
-
-
Josimar (1986) – Por indisciplina (não diga), Renato Gaúcho foi da Copa do Mundo de 1986. Por solidariedade, Leandro pediu dispensa. Por falta de opção, Telê Santana convocou Josimar (Foto: AP)
-
-
Ronaldão (1994) – Dois zagueiros foram cortados em 1994: Mozer e Ricardo Gomes. Márcio Santos substituiu o primeiro, e Parreira foi buscar o bicampeão mundial Ronaldão lá no Japão para o lugar do outro.
-
-
Giovanni (1998) – Giovanni foi testado como armador por Zagallo depois daquele Campeonato Brasileiro brilhante que fez pelo Santos em 1995, mas foi pouco a pouco perdendo espaço. Depois da Copa América de 1997, parecia impossível que fosse convocado. E foi.
-
-
Émerson (1998) – Romário, melhor jogador da última Copa do Mundo, foi cortado e em seu lugar Zagallo convocou…um volante!
-
-
Zé Carlos (1998) – Flávio Conceição também foi cortado da seleção em 1998, no dia da apresentação. A ideia de Zagallo era usá-lo de volante e lateral, então o substituto foi Zé Carlos, naquela época no São Paulo. Acabou tendo que jogar, no lugar do suspenso Cafu, na semifinal contra a Holanda (Foto: AP)
-
-
Kaká (2002) – Kaká era muito, muito jovem quando ganhou uma vaga na seleção de Luiz Felipe Scolari para o Mundial de 2002, mas o gaúcho fez questão de preparar o garoto talentoso para as Copas futuras (Foto: AP)
-
-
Gilberto (2006) – Não que houvesse um clamor popular, pelo contrário, mas esperava-se que Gustavo Nery fosse o lateral esquerdo reserva de Roberto Carlos. No fim, a boa Copa das Confederações de Gilberto prevaleceu.
-
-
Grafite (2010) – Neymar não foi, Adriano também não, mas Grafite estava lá. Jogou apenas duas vezes antes da Copa do Mundo de 2010 e mesmo assim ganhou uma vaga na seleção do técnico Dunga (Foto: AP)
Na próxima quarta-feira, vamos conhecer os 23 jogadores responsáveis pela missão de conquistar o hexacampeonato mundial na Copa do Brasil. Pelas convocações recentes de Felipão e suas declarações, não devemos esperar muitas surpresas. Mas as listas dos últimos treinadores da seleção brasileira quase inevitavelmente trouxeram alguma novidade. Vamos relembrar?