O Hamburgo atravessava uma draga gigantesca. A equipe vinha de sete derrotas consecutivas na Bundesliga, mais uma eliminação vexatória na Copa da Alemanha contra o Bayern de Munique. Não vencia um jogo oficial desde dezembro. Viu sua torcida se revoltar contra os jogadores na saída da Imtech Arena. E demitiu o técnico Bert van Marwijk depois de perder por 4 a 2 para o lanterna Eintracht Braunschweig. Diante do calvário, os torcedores até se contentariam com um empate na estreia de Mirko Siomka no comando do time, contra o Borussia Dortmund. Porém, como em um passe de mágica, a sorte mudou em Hamburgo.

Os Dinossauros não apenas venceram os aurinegros. Eles atropelaram os visitantes na Imtech Arena. Petr Jiracek, Pierre-Michel Lasogga e Hakan Calhanoglu marcaram os gols no triunfo por 3 a 0. E a transformação das energias em Hamburgo pode ser representada muito bem pelo terceiro gol, já nos acréscimos. Calhanoglu cobrou uma falta do meio da rua e foi muitíssimo feliz. Colocou efeito na bola e surpreendeu Roman Weidenfeller. Tento digno não só de ser o mais belo da Bundesliga, como também para concorrer ao Prêmio Puskás. Depois, o meio-campista comemorou como quem dizia: “Eu sou cara”. Depois dessa pintura, ele tem todo o direito.

A vitória não foi o suficiente para livrar o Hamburgo do mal, mas o time já aparece na antepenúltima posição, que leva aos playoffs do rebaixamento. Um embalo necessário para quem pega adversários também em situação de risco nas próximas cinco rodadas – incluindo o clássico contra o Werder Bremen no sábado que vem, fora de casa.

Já o Dortmund, ah, o Dortmund… Vai ter que se concentrar mesmo na Liga dos Campeões. A equipe de Jürgen Klopp até tentou evitar o vexame, parando em ótimas defesas do goleiro Rene Adler. E a desfalcada defesa continua rendendo grandes dores de cabeça. Pelo menos os aurinegros não estão com a vaga no G-4 em risco, com cinco pontos de folga. Mas não podem bobear tanto assim contra o Zenit, o qual visita nesta terça, no jogo de ida das oitavas de final da Champions.