As honras estavam sendo divididas no clássico português deste domingo, que poderia ter repercussões sérias na briga pelo título nacional. E, no fim, bem no fim mesmo, realmente teve. Aos 45 minutos do segundo tempo, Héctor Herrera acertou um chutaço da entrada da área para fazer o único gol da vitória por 1 a 0 sobre o Benfica e colocar o Porto na liderança.

LEIA MAIS: Em seu possível adeus da Champions, Casillas viu sua lenda engrandecida por Anfield

Os rivais entraram em campo separados por apenas um ponto. O Benfica tinha a vantagem, mas, depois de sofrer apenas a sua segunda derrota no campeonato, concedeu a liderança para o Porto, agora dois pontos à frente do rival, a quatro rodadas do fim da liga portuguesa.

Em casa, o Benfica foi mais produtivo no primeiro tempo. Rafa Silva acertou o poste, e Pizzi exigiu uma defesa maravilhosa de Casillas, pouco antes do intervalo. O Porto melhorou na etapa final e passou a controlar as ações. Mas o gol surgiu apenas no minuto final, com um petardo de Herrera da entrada da área.

Faltam quatro rodadas. O Porto tem a vantagem. Recebe o Vitória de Setúbal (14º colocado) e o Feirense (lanterna), viaja para enfrentar Marítimo (5º) e Vitória de Guimarães (9º). O Benfica joga fora de casa contra o Estoril (vice-lanterna) e o Sporting (terceiro). Em casa, pega o Tondela (12º) e o Moreirense (13º). O fim de Campeonato Português será cabeça a cabeça.

.