Veja também: a lista completa de jogos que serão transmitidos na Programação de TV

O jogão

Fortaleza x Brasil de Pelotas
Sábado, 15h30 – EI Maxx, TV Brasil

É hora de decisão na Série C e o Fortaleza vai tentar, finalmente, chegar à Série B. O time se frustrou duas vezes quando teve tudo para avançar e subir, em 2012 contra o Oeste e em 2014 contra o Macaé. Desta vez, contra o Brasil, a missão do Fortaleza será vencer. O time perdeu fora de casa para os gaúchos por 1 a 0. O Brasil, por sua vez, tenta o segundo acesso seguido, já que em 2014 subiu da Série D para a Série C. Tem tudo para ser um jogão, porque além da disputa acirrada, são duas camisas tradicionais e o Castelão, em Fortaleza, deve estar lotado com uma festa da torcida.

O clássico
Felipe Melo marcou o gol da vitória da Inter contra o Verona (AP Photo/Luca Bruno)

Felipe Melo marcou o gol da vitória da Inter contra o Verona (AP Photo/Luca Bruno)

Internazionale x Juventus
Domingo, 16h45 – Fox Sports

O chamado Derby d’Italia deve ser bem interessante. Afinal, a Inter começou a temporada muito bem, tomou uma traulitada da Fiorentina e se recuperou com um empate diante da Sampdoria na rodada passada. Agora, tenta retomar o caminho das vitórias contra a Juventus, no Giuseppe Meazza. A Juve, por sua vez, começou muito mal a temporada no Italiano, mas muito bem na Champions League. Ainda tem Felipe Melo pela Inter enfrentando a Juventus, seu ex-time. Deve ser um jogo interessante.

O reencontro

Barcelona x Rayo Vallecano
Sábado, 15h30 – Fox Sports

Por que reencontro? Porque foi o Rayo Vallecano um dos poucos times que tentou disputar com o Barcelona em um aspecto que se tornou característica do time: a posse de bola. Sim, o Rayo Vallecano tenta. O técnico do time, Paco Jémez, tenta manter um estilo de muitos passes, seja contra quem for. Nesta temporada, por exemplo, o Barcelona é o líder em posse de bola na liga espanhola, com 62,4%, em média, por jogo. Celta é o segundo, 59,1%, seguido por Real Madrid, 58,6%, e então o Rayo Vallecano, 54%. Isso não fez o Rayo Vallecano vencer o Barcelona nos últimos anos, mas tornou o jogo do time mais bonito.

O cara
Jürgen Klopp está cheio de sorrisos na sua apresentação ao Liverpool (AP Photo/Jon Super)

Jürgen Klopp está cheio de sorrisos na sua apresentação ao Liverpool (AP Photo/Jon Super)

Jürgen Klopp
Tottenham x Liverpool

Sábado, 8h30 – ESPN Brasil

É a estreia do treinador alemão no comando do Liverpool e logo em um jogo fora de casa que promete ser complicado. O Tottenham pode não ser uma das potências inglesas, mas é um time que pode complicar – o Manchester City que o diga, depois de tomar uma sapecada em White Hart Lane. O Tottenham é atualmente o oitavo colocado, enquanto o Liverpool é 10º. Vale pela curiosidade de ver como Klopp irá armar o seu Liverpool.

O brasileiro

Kaká
Orlando City x New York City
Sexta, 20h05 – Sportv 2

Mais do que nunca, o Orlando City precisará do seu craque para chegar aos playoffs na sua temporada de estreia. Para se manter na disputa por uma das seis vagas da Conferência Leste, o Orlando precisa bater outro estreante, o New York City, em casa. O confronto tem como destaque, além de Kaká, o grande jogador do time, o atacante Larin, que tem 15 gols na temporada. No New York City, David Villa é o destaque, com 17 gols. Pirlo e Lampard também devem estar em campo, assim como Diskerud, outro destaque.

Fique de olho
Martial fez gol na estreia pela United, contra o Liverpool (Divulgação)

Martial fez gol na estreia pela United, contra o Liverpool (Divulgação)

Everton x Manchester United
Sábado, 11h00 – Fox Sports

O Manchester United tenta se recuperar do tropeço na última rodada, quando tomou uma sova do Arsenal em Londres. Desta vez o adversário é o Everton, no Goodison Park. Não será fácil: os Tofees estão em sétimo lugar e vêm de um empate com o Liverpool em 1 a 1, no dérbi da cidade. Olho em Barkley, destaque jovem do Everton, enquanto o Manchester United tem Martial, Mata e Rooney como os principais nomes. Vale ficar de olho.

Napoli x Fiorentina
Domingo, 11h00 – Fox Sports

Dois dos melhores times italianos do momento se enfrentam no estádio San Paolo, em Nápoles. O time do sul é um dos mais ofensivos, com 16 gols marcados – atrás apenas da Roma, que tem 17. A Fiorentina é mais equilibrada, tem 14 gols marcados, mas tem o melhor saldo, porque só tomou quatro. Um duelo interessante que podemos destacar Insigne e Higuaín do lado do Napoli e Kalinic no lado da Fiorentina.

A torcida da Portuguesa deve fazer festa no Canindé para apoiar o time contra o Vila Nova (Foto: divulgação)

A torcida da Portuguesa deve fazer festa no Canindé para apoiar o time contra o Vila Nova (Foto: divulgação)

Portuguesa x Vila Nova
Sábado, 19h00 – EI Maxx, TV Brasil

Duelo decisivo por uma vaga na Série B. A Lusa perdeu em Goiânia por 1 a 0 e tentará reverter o resultado jogando no Canindé. Voltar à Série B é sempre fundamental para os times, porque a receita de TV aumenta, a visibilidade também e o calendário, já que a terceira divisão é ligeiramente mais curta. Para quem vem de uma queda de 2013 para cá – e uma queda que nem mereceu pelo desempenho em campo –, a Portuguesa aposta tudo na volta. Mas o Vila Nova também aposta muito na volta à Série B, ainda mais pela crise recente que levou o time até à segunda divisão estadual. Em 2015, o Vila está em um ano de recuperação. Subiu de volta à primeira divisão goiana e agora tenta chegar à Série B do Brasileiro. Bom jogo para acompanhar.

Ypiranga x Caldense
Sábado, 19h00 – Esporte Interativo

O empate por 1 a 1 no jogo de ida, em Poços de Caldas, deixou o confronto entre os gaúchos do Ypiranga e os mineiros da Caldense bastante aberto. Desta vez, a disputa será no Colosso da Lagoa, em Erechim. Empate sem gols dá a vaga ao Ypiranga. Por dois ou mais gols, à Caldense. Vitória para qualquer lado classifica o vencedor, que subirá à Série C.

Remo x Operário-PR
Domingo, 18h30 – Esporte Interativo

Mais um jogo decisivo em busca do acesso de divisão. Desta vez, a saga do Remo caminha para um final feliz para os paraenses. Mas o Operário, claro, quer estragar a festa no Mangueirão. O Remo venceu o primeiro jogo, em Ponta Grossa, por 1 a 0. Só precisa de um empate em Belém para conseguir avançar e, assim, subir para a Série C. A última vez que o Remo jogou a Série C foi em 2008, quando ainda era a última divisão do futebol brasileiro, e ficou em 28º. Depois disso, só conseguiu jogar a Série D, afundado na última divisão e vivendo um drama para voltar à Série C do futebol brasileiro. São muitas eliminações doídas desde 2010, a primeira vez que o Remo passou a disputar a última divisão brasileira. A ansiedade dos torcedores é imensa. E não é para menos.

Londrina x Confiança
Domingo, 19h00 – TV Brasil, EI Maxx

Depois do empate por 0 a 0 no primeiro jogo em Aracaju, o Londrina recebe o Confiança em casa, no estádio do Café, para tentar o acesso à Série B. O time, que tem se estruturado para voltar a figurar na segunda divisão brasileira, é o favorito. Germano, ex-Santos e Coritiba, é um dos jogadores mais conhecidos do time paranaense.

ASA x Tupi
Segunda, 20h30 – EI Maxx

O Tupi saiu na frente com uma vitória por 2 a 0, mas o ASA tentará usar o calor da sua torcida em Arapiraca paras reverter o resultado. Difícil, em um mata-mata, virar um 2 a 0 contra, mas é uma missão que os torcedores certamente vão acreditar ser possível.

Lajeadense x River
Segunda, 19h00 – Esporte Interativo

O River está próximo de se tornar o representante piauiense na Série C. A vitória por 3 a 0 no jogo de ida, em Teresina, deixou o time com a classificação na mão. Nesta segunda, é hora de tentar confirmar a vaga na Arena Alviazul, em Lajeado.

Vale uma zapeada

Santa Cruz x Náutico
Sábado, 16h30 – Globo (PE), RedeTV, Premiere

Um clássico pernambucano na Série B. O Santa Cruz recebe o Náutico no Arruda, em uma disputa que vale o G-4. O Santa é o atual quarto colocado, 48 pontos e 14 vitórias. É seguido de perto por Paysandu e Bahia, com a mesma pontuação, e Náutico e Sampaio Correa logo atrás, com 46. Isso mesmo: uma vitória do Timbu na casa do rival leva a uma ultrapassagem na tabela. Um jogo que vale muito por todos os aspectos. E tem transmissão nacional em TV aberta pela RedeTV.

Passe longe

Fort Lauderdale Strikers x Carolina Railhawks
Sábado, 20h30 – Sportv 2

Somos muito a favor de jogos alternativos. Não temos nada contra transmissões de campeonatos que sejam periféricos, como o Grego, Turco, Belga, Escocês ou a MLS. Inclusive gostamos. Mas alguns jogos são realmente difíceis. A NASL (sigla de National American Soccer League) é a segunda liga em importância no futebol dos Estados Unidos, atrás da MLS (que, por mais que a gente goste, ainda tem um nível abaixo das grandes ligas da Europa e América do Sul). Imagine então um jogo dessa liga?

Tá, pode ter a curiosidade de ver. Mas sei lá, isso é para quem não espera alguma coisa de um sábado à noite, certo? O Fort Lauderdale Strikers é o quinto colocado da liga (que tem 11 times), enquanto o Carolina Railhawks é o sétimo. Ou seja: é um confronto de meio de tabela de uma liga inferior dos Estados Unidos. Quer ver? Boa sorte.

Não achou o jogo que você queria? Confira a lista completa dos jogos que serão transmitidos no fim de semana na programação de TV.