Ronaldinho

[Libertadores] Grupo 4: Atlético Mineiro começa a defender título em grupo tranquilo

Atlético Mineiro – Independiente Santa Fe – Nacional-PAR – Zamora

Dois times são claramente mais fortes que os demais. Atlético Mineiro e Independiente Santa Fe poderiam ter feito a final do ano passado (faltou um gol para o time colombiano contra o Olimpia na semifinal) e chegam à edição 2014 do torneio pensando em título, ou, no mínimo, ir bem longe na competição. Nacional do Paraguai e Zamora não devem ser obstáculos para essa fase.

O FAVORITO

Desde 2000, quando o atual campeão passou a entrar na Libertadores na fase de grupos, apenas Internacional e LDU foram eliminados sem passar às oitavas de final. Portanto, é difícil acreditar que o Atlético Mineiro tenha problemas, embora tenha vencido apenas um jogo no Campeonato Mineiro. Houve pouca movimentação no mercado. O zagueiro Otamendi, do Valencia, foi o principal reforço para o elenco que perdeu Alecsandro, Junior Cesar e Gilberto Silva. A troca mais importante, no entanto, foi a de Cuca por Paulo Autuori, que assume o melhor time da América do Sul depois de uma passagem muito fraca pelo São Paulo.

O JOGÃO

Independiente Santa Fe x Atlético Mineiro
1º de abril – Estádio El Campín (Bogotá-COL)

O duelo do Grupo 4 será entre o Atlético Mineiro e o Santa Fe, da Colômbia, que foi vice-campeão nacional e lidera o Apertura de 2014 com quatro vitórias em quatro jogos. O técnico Wilson Gutiérrez, desde 2011 no cargo, comanda um time com média de idade de aproximadamente 27 anos em um torneio no qual a experiência conta bastante. Vem de uma campanha semifinalista na última edição da Libertadores. O único duelo entre os dois foi na Copa Sul-Americana de 2010. O Galo perdeu na Colômbia por 1 a 0, mas avançou às quartas de final com vitória por 2 a 0, todos os gols de Obina. Quando eles se encontrarem na quinta rodada, provavelmente estarão decidindo a primeira posição do grupo.

O CRAQUE

Ronaldinho Gaúcho ainda não estreou na temporada pelo Atlético Mineiro. Seu primeiro jogo em 2014 foi adiado porque o novo contrato que assinou com o clube demorou para ser inscrito na CBF. Em seguida, ele precisou cumprir suspensão de duas partidas por ter sido expulso na disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes, em dezembro. O craque treina há três semanas e, embora fora de ritmo de jogo, é a principal esperança do Atlético Mineiro na temporada.

SEÑOR LIBERTADORES
Omar Pérez foi tricampeão sul-americano pelo Boca Juniors (Foto: AP)

Omar Pérez foi tricampeão sul-americano pelo Boca Juniors (Foto: AP)

Em quatro anos de carreira, Omar Pérez já havia conquistado todos os seus títulos de Libertadores com o Boca Juniors. Foi tricampeão em 2000, 2001 e 2003. O meia-atacante de 32 anos também disputou a competição pelo Junior, em 2005, e pelo próprio Santa Fé, ano passado.

FATOR CAMPO

Caiu no Horto, está morto, foi a frase dita à exaustão durante a Libertadores do ano que vem. E, bem, não sem certa razão. O Atlético Mineiro só deixou de vencer o Tijuana no Estádio Independência e reverteu uma desvantagem de 2 a 0 nas semifinais e na decisão. Em julho, perdeu uma invencibilidade de 38 jogos naquele gramado. É o trunfo dos brasileiros.

O CLICHÊ

A Venezuela é o saco de pancadas do futebol sul-americano, todos sabem. Desde 2009, nenhum clube passou às oitavas de final e nunca um time venezuelano chegou à decisão do torneio. O Zamora pode contestar esse clichê porque o Nacional, do Paraguai, não é grande coisa, também.

FIQUE DE OLHO

Francisco Meza é o destaque do Independiente Santa Fe. Ele é titular desde os 19 anos. Atualmente com 22, é o pilar do setor mais forte da equipe que foi derrotada apenas na semifinal da última Copa Libertadores, pelo Olimpia

CURIOSIDADES

O Nacional, do Paraguai, chamou atenção por causa desse site carismático dos seus torcedores, mas vai participar da quarta edição da Copa Libertadores nos últimos seis anos. Foi campeão do Apertura de 2013, mas vem de uma campanha apenas média no Clausura. Terminou com em sexto lugar, com 33 pontos.


2 respostas para “[Libertadores] Grupo 4: Atlético Mineiro começa a defender título em grupo tranquilo”

  1. Adriano Augusto disse:

    Grupo mais facil de apostar.Atletico e Santa Fé passam com certeza e facil.

  2. Giovani L. Montenegro disse:

    Correção: No primeiro parágrafo do título “fator campo” está escrito: ” caiu no horto, está morto, foi a frase dita à exaustão do ano que vem.” Quando o correto foi no ano passado.

Deixe uma resposta