EFE/Maxime Schmid

Guia das oitavas de final da Liga dos Campeões 2013/14

A Liga dos Campeões volta nesta semana na sua fase mais dramática. O mata-mata é quando não há como se recuperar de erros. É quando os craques são cobrados a aparecer e conduzirem seus times à vitória. Os jogos começam nesta terça-feira, passam pela quarta e continuam na próxima semana, nos mesmos dias. Como é tradicional, trazemos uma análise de cada um dos confrontos, com pontos fortes e fracos de cada equipe e qual o caminho que cada time precisa percorrer para eliminar o seu adversário.

Apesar de quase todos os favoritos terem avançado (menos você, Juventus), praticamente todos os duelos têm um favorito. A exceção é o Barcelona x Manchester City, mas mesmo nesse jogo é possível decidir por um lado, como mostramos a seguir. Nesta edição, são poucos os times do chamado Leste Europeu. Só o Zenit se mantém na competição, enquanto outros como o Shakhtar Donetsk, que viraram presença comum nesta fase, caíram. Um turco e um grego são os intrusos em meio aos times das cinco grandes ligas (Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França).

O Paris Saint-Germain tenta chegar às quartas de final pelo segundo ano consecutivo e terá pela frente um dos adversários menos temidos desta fase, o Bayer Leverkusen. Milan e Atlético de Madrid é um confronto curioso entre dois ex-jogadores, Diego Simeone pelo time espanhol e Clarence Seedorf pelo clube italiano. Já Arsenal e Bayern de Munique fazem um repeteco da temporada passada, novamente com os alemães como favoritos. Zenit e Borussia Dortmund fazem um duelo hipster, com times que não são os mais conhecidos do mundo, mas que tem os alemães como forte candidatos a irem longe.

O Manchester United não vai bem, mas ter o Olympiacos como adversário facilita bem a tarefa. O Real Madrid, um dos times mais fortes da Europa, terá pela frente o Schalke de Huntelaar, que tenta um milagre. Galatasaray e Chelsea fazem o duelo Drogba x Mourinho, dois personagens que tiveram muito sucesso juntos pelo time azul de Londres.

Isso é só a introdução. Todos os jogos foram detalhados e você pode ler sobre eles aqui:

Manchester City x Barcelona
Bayer Leverkusen x Paris Saint-Germain
Arsenal x Bayern de Munique
Milan x Atlético de Madrid
Zenit x Borussia Dortmund
Olympiacos x Manchester United
Galatasaray x Chelsea
Schalke 04 x Real Madrid