Como chegou

Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf

Campanhas anteriores

2011 (5º) e 2012 (3º)

Aonde pode chegar

É sempre arriscado fazer apostas em times mexicanos, porque muitas vezes eles apresentam um futebol muito inferior ao que podem ou à expectativa de que podem. Mas o Monterrey tem potencial real de encarar o Atlético Mineiro e pensar em uma final. O favorito de um encontro latino americano seria evidentemente o clube brasileiro, mas os mexicanos não podem ser descartados. Ainda mais se considerando as dificuldades que o Atlético teve com o Tijuana, time de nível técnico semelhante aos regiomontanos. De qualquer modo, mesmo que apronte uma surpresa nas semifinais, dificilmente o Monterrey teria condições de aumentar o nível de sua façanha numa decisão com o Bayern.

Destaque

Humberto “Chupete” Suazo é o termômetro ofensivo do Monterrey. Nas temporadas anteriores, ele havia assumido um papel mais na armação. Em 2013, o chileno voltou a ser a referência de frente. A movimentação não é a mesma dos tempos de Colo-Colo, mas ele continua com intimidade na área. No último Apertura mexicano, foi responsável por dez dos 22 gols de sua equipe.

Ponto forte

A experiência no torneio. O Monterrey disputa o Mundial de Clubes pelo terceiro ano seguido. Em 2011, apresentou um futebol morto, e foi eliminado merecidamente nos pênaltis pelo Kashiwa Reysol. Em 2012, teve um desempenho bem melhor, com partidas convincentes contra Ulsan e Al Ahly, mas não soube elevar seu nível de futebol contra um grandalhão (o Chelsea). Para esta temporada, a base segue a mesma dos últimos anos. O técnico mudou, mas José Guadalupe Cruz já esteve no Mundial em 2009, como treinador de um Atlante que deu trabalho ao Barcelona de Guardiola.

Ponto fraco

O time ainda não encaixou no segundo semestre. O jogo fluido e de movimentação de Victor Vucetich se perdeu, e não melhorou tanto com Cruz. O Monterrey não decolou no Apertura e acabou eliminado na fase de classificação. Também preocupa o fato de não obter resultados contra adversários mais fortes (fez apenas um ponto contra os cinco primeiros colocados do campeonato).

Time-base

Campinho_Monterrey 2013

Elenco

Nome

Posição

País

Idade

1

Jonathan Orozco

G

MEX

27

2

Severo Meza

D

MEX

27

3

Leobardo López

D

MEX

30

4

Ricardo Osorio

D

MEX

33

5

Darvin Chávez

D

MEX

23

6

Efrain Juárez

D

MEX

25

7

Lucas Silva

M

BRA

29

9

Marlon De Jesús

A

EQU

22

11

Guillermo Madrigal

A

MEX

20

12

Luis Cárdenas

G

MEX

20

13

Oscar García

D

MEX

20

14

Alejandro García

D

MEX

21

15

Jose Maria Basanta

D

ARG

29

16

Marcelo Gracia

M

MEX

19

17

Jesus Zavala

M

MEX

26

18

Neri Cardozo

M

ARG

27

19

Cesar Delgado

A

ARG

32

20

Carlos Acosta

D

MEX

21

21

Gerardo Moreno

M

MEX

20

22

Bernardo Hernández

D

MEX

20

23

Juan de Dios Ibarra

G

MEX

34

26

Humberto Suazo

A

CHI

32

27

Omar Arellano

M

MEX

26