Guia Trivela da Eurocopa 2016: grupo a grupo, seleção por seleção

Uma Eurocopa diferente, com 24 seleções. Antes de deixar a presidência da Uefa, sob acusações de corrupção, Michel Platini abriu espaço para oito novos times. A medida, por um lado, pode afetar o nível técnico da competição, mas por outro, permite boas histórias como as classificações da Islândia e da Albânia, o retorno da Hungria ou a primeira grande competição do País de Gales desde 1958.

OUÇA: Podcast #65, edição especial: Guia da Euro 2016 em áudio

O principal torneio de seleções da Europa começou nesta sexta-feira, com a vitória da anfitriã França contra a Romênia, com um golaço de Payet, mas isso apenas uma aperitivo. Ainda tem muita bola para rolar nos 10 estádios franceses que sediarão partidas da Eurocopa, antes da grande final, em 10 de julho, no Stade de France.

Além das zebras, dos personagens e do que um grande torneio representa para alguns países, temos cachorros grandes em busca da glória. Quem vai levar a Eurocopa? A anfitriã França? A campeã mundial Alemanha? A Espanha ressuscitará? Será que a Bélgica finalmente fará uma campanha que justifique toda a atenção que recebe? Haverá outra surpresa?

Para você formar sua própria opinião e dar um banho de bola na mesa do bar, selecionamos informações interessante sobre todas as seleções de todos os grupos. Um por um:

GRUPO A – França, Albânia, Suíça e Romênia

GRUPO B – Inglaterra, Rússia, País de Gales e Eslováquia

GRUPO C – Alemanha, Ucrânia, Polônia e Irlanda do Norte

GRUPO D – Espanha, República Tcheca, Turquia e Croácia

GRUPO E – Bélgica, Itália, Irlanda e Suécia

GRUPO F – Portugal, Islândia, Áustria e Hungria

MAIS EUROCOPA:
Como a Eurocopa acompanhou a integração dos países da Europa além do futebol

Um mapa com todos os países participantes e todos os estádios da história da Euro

Saco de pancadas? Seleções estreantes na Eurocopa estão mais para pedra no sapato

E se Cristiano Ronaldo tivesse que começar do zero? Em vídeo, ele troca de lugar com garoto inglês