Foi em 4 setembro de 1994 que a lenda de Francesco Totti começou. A Roma recebeu o Foggia no Olímpico e o atacante, à época com apenas 17 anos, fez o gol de empate da partida que terminou 1 a 1. Entrou na área e aproveitou uma ajeitada de cabeça para fuzilar com a perna esquerda. Foi o primeiro dos seus 235 gols no Campeonato Italiano, há exatos 20 anos.

LEIA MAIS: Batistuta: “De tanta dor, queria amputar as pernas depois que aposentei” 

Esse período serviu para Totti transformar-se no maior ídolo da história do clube, além do segundo maior artilheiro da Serie A, atrás apenas de Silvio Piola (274 gols). Ele conseguiu dar um scudetto para a Roma, em 2000/01, e foi campeão mundial com a seleção italiana.

O que mais conquistou o coração dos romanistas, no entanto, foi resiliência de ter enfrentado anos e anos nos quais o clube ficou longe da briga pelos títulos, sem nunca ter forçado uma transferência para outro gigante da Itália ou da Europa por ambição.

A ambição maior da carreira de Totti foi ser amado pela torcida da Roma, e isso ele conseguiu incontestavelmente. A começar pelo dia 4 de setembro de 1994, quando, com a alegria de uma criança (que de fato era) comemorou o seu primeiro gol no Campeonato Italiano como se fosse o último. Mal sabia ele.

Veja o primeiro gol de Totti no Campeonato Italiano:

E todos os outros 234 (esse vídeo exige mais paciência porque, bom, são muitos gols):

Você também pode se interessar por:

>>>> Golaço de Totti passa a impressão de que futebol sempre será fácil para o Capitano

>>>> O Guia Corneteiro do Campeonato Italiano 2014/15

>>>> Aqui estão as camisas de todos os 20 times da Serie A italiana

>>>> Benatia chega ao Bayern para se confirmar como um dos melhores zagueiros do mundo