O técnico Jupp Heynckes conquistou todo mundo no Bayern de Munique, com um desempenho que é impressionante na Bundesliga desde que assumiu, em outubro. São 16 vitórias, um empate e uma derrota na liga alemã. Com isso, já havia uma conversa para que ele ficasse. Inclusive o presidente, que admitiu tentar convencer o veterano, de 72 anos. Ele, porém, não quer ficar. Mais do que isso, indicou quem pode ser o seu substituto: Thomas Tuchel.

LEIA TAMBÉM: O Colônia de 1981/82: um time de astros que bateu na trave pelo título da Bundesliga

“Thomas Tuchel tem qualidade para ser técnico do Bayern”, afirmou Heynckes ao Sport Bild. “Ele passou pelas categorias de base do Mainz. Este é o caminho para o sucesso que você tem que seguir, aprendendo a abordagem certa e a habilidade com pessoas”.

“Sob Tuchel, Borussia Dortmund jogou um excelente futebol com um bom sistema – todos os elementos do futebol moderno que são prevalentes hoje eram claros de se ver. O time de Tuchel terminou como segundo colocado, ganhou a Copa da Alemanha e jogou um futebol atrativo. Eu gostei de assistir ao Dortmund, é por isso que eu o respeito e o coloco como um técnico muito bom. O Dortmund não é um time de futebol tão bom agora quanto era com Tuchel”, analisou Heynckes.

“Eu assumi porque o Bayern estava em uma situação difícil e não pôde contratar um técnico que eles confiassem em um período tão curto”, afirmou Heynckes. “Eu disse que faria isso até o fim da temporada. Esse foi o acordo, eu vou me ater a ele. Eu terei 73 anos ao final da temporada e você nunca sabe quanto tempo você ainda tem. Nunca foi meu plano me tornar técnico de novo. Há mais na vida que trabalho”.

Heynckes foi o técnico da tríplice coroa em 2012/13, conquistando Copa da Alemanha, Campeonato Alemão e Champions League. Na temporada anterior, o time tinha perdido uma final de Champions League em Munique para o Chelsea, mas se recuperou.

A saída de Heynckes foi um pouco controversa, anunciada em janeiro de 2013, em meio a temporada. Pep Guardiola foi anunciado como o substituto e conquistou títulos. Mas não conseguiu levar a Champions League, o sonho dos bávaros. Heynckes tem a chance de, nesta temporada, conquistar a mesma tríplice coroa.