Louis van Gaal iniciou sua segunda passagem no comando da seleção holandesa com um resultado histórico, mas que não é digno de orgulho. Em amistoso disputado em Bruxelas, a Bélgica precisou de cinco minutos para ir às redes três vezes e derrotou os rivais por 4 a 2. É a primeira partida desde 1999 em que a Oranje é vazada mais de três vezes, além de ser a primeira sequência de quatro derrotas seguidas desde 1954.

O primeiro gol da Bélgica saiu aos 20 minutos de jogo, em boa jogada de Kevin Mirallas que foi concluída por Christian Benteke. A reação da Holanda só viria na segunda etapa, com Luciano Narsingh e Klaas-Jan Huntelaar, servido por Arjen Robben após contra-ataque, balançaram as redes.

Entretanto, os belgas se deleitariam com a fragilidade defensiva da Holanda entre os 30 e os 35 minutos. O empate aconteceu com Dries Mertens, que roubou a bola na intermediária e tocou na saída de Marteen Stekelenburg. Na sequência, com Mertens aproveitou falha do goleiro e Romelu Lukaku não perdoou. Por fim, Jan Vertonghen aproveitou nova jogada de Mertens para fechar o caixão.

Negociado com o Manchester United, Robin van Persie não saiu do banco de reservas. O próximo compromisso da seleção holandesa acontece no dia sete de setembro, contra a Turquia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.