Com a vitória por 2 a 0 sobre a República Tcheca, a Holanda deu alegria a dois outros países além de seu próprio. Esse resultado foi suficiente para garantir, além dos próprios holandeses, as seleções de Polônia e Inglaterra na Copa do Mundo. Isso porque, além dos primeiros colocados dos oito grupos, garantem-se no Mundial os dois melhores colocados – e o do grupo 6 não tem mais como ser alcançado. O resultado beneficiou também a Croácia, que bateu a Suécia por 1 a 0 e, se não terminar o grupo 8 na liderança, será uma das duas melhores segundas colocadas.

A Itália, com uma vitória magra por 1 a 0 sobre a Eslovênia, também garantiu-se na Alemanha.

“Estou maravilhado em sabermos que estamos garantidos. Tivemos um início difícil, mas a vitória sobre a Áustria foi a recompensa por todo trabalho duro que tivemos no último ano”, afirmou o técnico Sven-Goran Eriksson ao site oficial da Federação Inglesa.

A vitória holandesa começou após a defesa de Edwin van der Saar de um pênalti cobrado por Tomas Rosicky aos 28 minutos do primeiro tempo. Dois minutos depois, Arjen Robben trocou passes com Rafael van der Vaart e o meia do Hamburg abriu o placar para os holandeses. Aos 37, Opdam aproveitou cobrança de escanteio, subiu mais que toda a zaga tcheca e definiu a vitória. A República Tcheca defende agora a segunda posição no grupo 1 para ficar com a vaga na repescagem.

Num jogo para lá de monótono, a Itália garantiu a vitória apenas na segunda metade do segundo tempo, com um gol de Cristian Zaccardo aos 32 minutos. Ele aproveitou cruzamento da esquerda e, trombando com o zagueiro esloveno, empurrou a bola para dentro do gol. Concorrente mais próximo dos italianos no grupo 5, a Noruega venceu Moldova por 1 a 0 e está perto de garantir-se na repescagem.

O grupo 8 também está indefinido. A Croácia venceu a Suécia por 1 a 0, com gol de pênalti de Srna, aos 11 minutos do segundo tempo, e assumiu a liderança. Ainda assim, a Croácia já está garantida na Copa. A equipe pode até ser superada pela Suécia, mas se isso acontecer, os croatas se garantem como outro segundo melhor colocado. Na quarta-feira, quando a Croácia enfrenta a Hungria fora de casa e os suecos a Islândia em casa.

Resultados já definidos deste sábado nas eliminatórias européias

Grupo 1
Finlândia 0x1 Romênia
República Tcheca 0x2 Holanda

Grupo 2
Geórgia 0x0 Cazaquistão
Ucrânia 2×2 Albânia
Dinamarca 1×0 Grécia

Grupo 3
Rússia 5×1 Luxemburgo
Eslováquia 1×0 Estônia

Grupo 4
Chipre 0x1 Irlanda
Israel 2×1 Ilhas Faroe
Suíça 1×1 França

Grupo 5
Escócia 0x1 Bielorrússia
Noruega 1×0 Moldova
Itália 1×0 Eslovênia

Grupo 6
Irlanda do Norte 2×3 País de Gales
Inglaterra 1×0 Áustria

Grupo 7
Lituânia 0x2 Sérvia e Montenegro
Bósnia-Herzegovina 3×0 San Marino
Bélgica 0x2 Espanha

Grupo 8
Bulgária 2×0 Hungria
Croácia 1×0 Suécia