Vencer é o que todo esportista busca. Mas como vencer é que é a grande pergunta a ser respondida. E há inúmeras respostas. O futebol é um  esporte que permite os mais diversos estilos, as abordagens mais diametralmente opostas, as mais diferentes possíveis. O Manchester City de Pep Guardiola muitas vezes jogou um futebol de encantar. E a chave está justamente no como o time decide jogar. Qual é a ideia? O vídeo que o Manchester City preparou para celebrar o título da Premier League explora justamente isso. E é brilhante.

LEIA TAMBÉM: Lineker: “Legado de Guardiola ficará não só para o City, mas para o futebol inglês”

As ideias de manutenção da posse de bola, de trabalhar no campo do adversário e de correr sem a bola, mas com ela tentar jogar. Tudo parece muito simples, mas executar é bem mais complicado. De qualquer forma, o vídeo destaca alguns dos principais pontos de como Guardiola pensa o modo dos seus times jogarem, o que é bem interessante.

Um dos bons trechos do vídeo traz: “Nós corremos para manter a bola. Não corremos por correr. E não pressionamos por pressionar. Nós sempre acreditamos que se mantivermos a bola no ataque, estamos perto de marcar o gol”. Uma das ideias disseminada pelo técnico, que também ressalta a importância de passar a bola e treinar passar a bola.

Assista: