Em um passo muito interessante pensando na transparência, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que as imagens usadas pelos árbitros de vídeo, o VAR, irão ser disponibilizadas para a transmissão de TV em tempo real. Isso irá acontecer quando o VAR for acionado durante o jogo e ajudará a quem assiste entender melhor a decisão da arbitragem, já que as imagens usadas pelo árbitro de vídeo não são as mesmas da transmissão.

LEIA TAMBÉM: Torcida do Sporting vaiou e depois comemorou uso do VAR, com dois gols anulados nos acréscimos

“O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai passar a disponibilizar imagens do Centro de videoarbitragem para que possam ser utilizadas em direto pelas televisões que transmitem os jogos, sempre que existe revisão de lances no relvado”, diz comunicado da FPF.

A porta-voz do Conselho de Arbitragem, Ana Raquel Brochado, ressaltou que era algo que já estava previsto. “Trata-se de algo que já estava previsto”, explica. “As televisões poderão mostrar imagens do trabalho do videoárbitro nos momentos em que o árbitro procede a uma revisão no relvado. É algo que já acontece a nível internacional nos países que estão inseridos no projeto videoárbitro”, continuou Brochado. “Também já é disponibilizado às televisões o sinal de output com as imagens que o árbitro vê quando se dirige à zona de revisão”, acrescenta.

A medida é, sem dúvida, positiva pensando em transparência. Com as imagens vistas pelo VAR, aqueles que assistem conseguem ter uma noção melhor sobre as decisões da arbitragem. Idealmente, os torcedores presentes no estádio também receberiam essas imagens no telão. Claro que nem sempre será possível, já que nem todos os estádios possuem telões para isso. Seja como for, seria importante mostrar essas imagens onde for possível.