A Islândia vive um momento único na Eurocopa. O país de 330 mil habitantes nunca teve tanta evidência no universo esportivo. Já teria, pela mera participação na competição continental. Mas faz mais, especialmente após eliminar a Inglaterra das oitavas de final. E se cerca de 8% da população islandesa comprou ingressos antecipadamente para ir à França, quem ficou em casa não quer perder a história de jeito nenhum. Nesta segunda, 15 mil pessoas se reuniram em um dos principais espaços públicos da capital Reykjavík. Além disso, os números da TV local dimensiona bem o sentimento que a Euro provoca: no pico de audiência, 99,8% das televisões ligadas durante o jogo contra os ingleses estavam sintonizadas na transmissão. E a gente só queria saber o que esse 0,2% tinha de melhor para passar.

VEJA TAMBÉM: Gunnarsson, o capitão que lidera pelo exemplo e encarna o ‘espírito viking’ da Islândia

Durante a vitória sobre a Áustria, 98,5% das televisões no país já haviam sintonizado na partida, um recorde nacional. Pois a virada épica diante dos ingleses foi além. É espantoso. Vamos imaginar um cenário hipotético: se todos os 300 mil habitantes (arredondando para 30 mil presentes na Euro) que ficaram na Islândia estavam em frente à TV, apenas 600 não assistiram ao jogo. Obviamente, essa quantidade nunca será absoluta. Mas demonstra bastante o engajamento que a seleção vem causando. A venda de camisas oficiais da seleção aumentou 1800% desde o início da Eurocopa.

Vale ressaltar que 33 mil pessoas regulamente jogam futebol na Islândia e 23 mil (homens e mulheres) são registrados em clubes locais – mesmo que minúsculos, em uma estrutura muito mais simples de se gerir pela federação. No entanto, apenas três mil destes são homens adultos e somente 100 são totalmente profissionais. Assim, no pouco, se formou a grande sensação da Eurocopa. E é nesta pequenez, que ainda assim envolve uma parte considerável do país, que os islandeses se mobilizam tanto com a competição. A empolgação, porém, vai muito além das fronteiras e dos limites da ilha.

TRIVELA FC: Conheça nosso clube de relacionamento, marque um gol pelo jornalismo independente e ganhe benefícios!