O que o Ebbsfleet United estava pensando? Seis anos atrás, quando contratou o zagueiro Yado Mambo, não pensou que a internet nunca permitiria que ele não usasse a camisa número 5, em referência à música Mambo No. 5, que chegou ao topo das paradas em 1999 na voz de Lou Bega?

LEIA MAIS: Henry Norris, o dirigente que moldou a rivalidade entre Arsenal e Tottenham nos anos 1910

Aliás, para quem não sacou (eu, por exemplo, não havia sacado), esta é a música do cara que tem um pouco de Monica na vida, um pouco de Érica ao lado, só precisa de um pouco de Rita, só vê um pouco de Tina, gosta da Sandra no sol, a Mary a noite inteira e por aí vai.

O Ebbsfleet United de fato percebeu a coincidência quando o zagueiro estreou, mas talvez nunca tenha pensando que cruzaria com a internet. É um time da quinta divisão da Inglaterra que foi levado ao mainstream pela partida televisionada do último sábado, contra o Leyton Orient.

Mambo vestia a camisa 18, mas os sempre atentos amigos internautas não aceitaram essa distorção do universo e viralizaram alguns tuítes reclamando, como este, 16 mil vezes retuitado, o que chamou a atenção do Ebbsfleet United, que acabou se resignando e cedendo à voz do povo. Quer dizer, mais ou menos.

Como Mambo já foi registrado com o número 18, o clube concluiu que não valeria a pena estudar exaustivamente o livro de regras da National League para descobrir se existe uma brecha para modificar a numeração de um jogador, no meio da temporada, caso o sobrenome dele seja associado a uma música de sucesso que foi batizada com um algarismo romano.

Além disso, o atual dono da camisa número 5 do Ebbsfleet United, Dave Winfield, é o capitão e um cara muito forte. “Poderíamos tentar arrancá-la de suas mãos, mas isso exigiria homens mais corajosos do que nós”, explicou o clube, em um comunicado. “Então, como podemos dar à nação o que ela deseja e fazer uma boa ação ao mesmo tempo?”.

A solução foi produzir uma única camisa com o nome de Mambo e o número 5, que será leiloada na internet. Os recursos levantados serão doados para uma instituição que cuida do câncer de próstata. O leilão vai até 23 de novembro e já está em £ 800. Caso você queira tentar obter essa relíquia, clique aqui.