A Uefa anunciou nesta quarta-feira uma série de mudanças no formato de disputa da Copa Intertoto. A principal alteração diz respeito ao número de vagas que a competição oferece para a Copa Uefa: em vez das atuais três, serão 11. No entanto, os times classificados passarão à segunda etapa preliminar da competição, em vez de entrar diretamente na fase principal. As mudanças entram em vigor já na próxima temporada.

Segundo a Uefa, as mudanças têm a intenção de dar uma maior chance de classificação para os times de países mais fracos. Na nova Copa Intertoto, cada uma das 49 associações terá apenas um representante, em vez dos dois atuais. Além disso, a competição terá apenas três fases, em vez das cinco da última edição.

A Copa Intertoto é um torneio disputado no verão europeu, durante julho e o começo de agosto, e ocupa o período em que os principais campeonatos do continente estão de férias. O torneio é disputado pelos melhores times de cada país que não conseguiram vagas em copas européias e tem como grande atrativo a distribuição de vagas na Copa Uefa para os ‘campeões’. Neste ano, os beneficiados foram Hamburg, Lens e Olympique de Marselha.