A Uefa anunciou hoje como ficarão organizadas as equipes para a escolha das chaves das eliminatórias da Eurocopa-08. De cara, uma surpresa promete esquentar a briga por uma vaga no torneio. Alemanha, Itália e Espanha não foram escolhidas como cabeças-de-chave no sorteio dos grupos, o que deixa no ar a possibilidade de emparceiramentos bastante complicados.

Áustria e Suíça, anfitriãs do torneio, já estão garantidas na fase final. As 50 seleções restantes serão divididas em sete grupos (seis deles com sete times e um com oito). Para o sorteio, os países foram organizados de acordo com o rendimento deles tanto na Eurocopa-04 como nas eliminatórias para a Copa.

Desta forma, elas forma divididas em sete potes. Os cabeças-de-chave serão Grécia, Holanda, Portugal, Inglaterra, República Tcheca, França e Suécia. Cada grupo para as eliminatórias conterá uma equipe de cada pote. Os dois primeiros colocados de cada um se classificam para a fase final. O sorteio será no dia 27 de janeiro, em Montreux.

Veja como ficou a divisão:

Pote 1: Grécia, Holanda, Portugal, Inglaterra, República Tcheca, França e Suécia

Pote 2: Alemanha, Croácia, Itália, Turquia, Polônia, Espanha e Romênia

Pote 3: Sérvia-Montenegro, Rússia, Dinamarca, Noruega, Bulgária, Ucrânia e Eslováquia

Pote 4: Bósnia, Irlanda, Bélgica, Letônia, Israel, Escócia e Eslovênia

Pote 5: Hungria, Finlândia, Estônia, País de Gales, Lituânia, Albânia e Islândia

Pote 6: Geórgia, Macedônia, Bielorrúsia, Armênia, Irlanda do Norte, Chipre e Moldávia

Pote 7: Liechtenstein, Azerbaijão, Andorra, Malta, Ilhas Faroe, Cazaquistão, Luxemburgo e San Marino