O Japão iniciou a disputa das eliminatórias da Copa da Ásia com uma goleada por 6 a 0 sobre a Índia, nesta quarta. A Coréia do Sul passou por alguns apuros, mas derrotou a Síria por 2 a 1. O Irã também estreou com uma vitória sobre Taiwan por 4 a 0.

No grupo A, o Japão, atual campeão do torneio, obteve uma tranqüila vitória sobre a Índia em Yokohama. Contra um adversário com quem já havia cruzado na campanha das eliminatórias, o time de Zico passou com facilidade mesmo sem alguns dos seus jogadores mais conhecidos.

Os indianos resistiram por 32 minutos. Shinji Ono aproveitou um rebote da zaga para marcar o 100º gol da seleção sob o comando do treinador brasileiro. Na segunda etapa, o Japão se soltou. Aos treze, Makoto Hasebe fez o segundo. Dez minutos depois, Takashi Fukunishi ampliou ao desviar de cabeça um escanteio cobrado por Alessandro Santos.

Aos 33, Tatsuhiko Kubo deixou sua marca depois de uma tabelinha com Hisato Sato. Quatro minutos depois, Sato marcou e Kubo completou a goleada no finalzinho, demonstrando estar bem recuperado de uma contusão que o deixou um bom tempo longe dos gramados.

´Foi bom marcar o centésimo gol desde que Zico assumiu a equipe. É sempre importante marcar o primeiro gol, mas acho que levou algum tempo para que pegássemos o ritmo. Jogamos bem melhor no segundo tempo e conseguimos o início que queríamos´, disse Ono.

A Coréia do Sul encarou uma maratona para fazer seu primeiro jogo pelo grupo B. O grupo chegou no domingo à Síria após seis semanas de treinamento. Mesmo sem os principais jogadores da equipe, que atuam na Europa, os Guerreiros Taeguk venceram o rival por 2 a 1.

Os sul-coreanos saíram na frente aos cinco minutos. Kyung Ho Chong cruzou da esquerda, Dong Gook Lee não pegou mas a bola sobrou para Do Heon Kim marcar. Aos quatro do segundo tempo, Firas Al Khatib empatou, mas a Coréia do Sul voltou a ficar na frente em seguida. Chun Soo Lee bateu forte da entrada da área e consolidou a vitória dos visitantes.

Em casa, o Irã goleou Taiwan por 4 a 0. Timotian, aos 35 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. Na segunda etapa, Madanchi fez duas vezes e Ali Daei completou o placar em Teerã.

Confira os jogos já realizados nesta quarta:

Japão 6×0 Índia
Síria 1×2 Coréia do Sul
Irã 4×0 Taiwan
Uzbequistão 5×0 Bangladesh
China 2×0 Palestina
Cingapura 2×0 Iraque
Hong Kong 0x3 Qatar