Tem planos para o fim de semana? Cancele-os. O calendário de jogos não permite espaço para respirar. Apenas o Campeonato Italiano oferece três jogaços, envolvendo seis das sete equipes mais bem colocadas da Serie A. Na Inglaterra, o Chelsea recebe o líder Manchester City. Há clássicos estaduais ao redor do Brasil e, se já não fosse o bastante, Barcelona e Atlético de Madrid fazem uma daquelas decisões de pontos corridos. Não dá para perder nada.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Barcelona x Atlético de Madrid
Domingo, 12h15 (ESPN e Watch ESPN)
Cotações Oddsshark: Barcelona (1.73), Atlético (4.70), empate (3.86)

Quem diria que chegaríamos a este jogo com a disputa do título aberta. E abertíssima. Apenas cinco pontos separam o primeiro e o segundo colocado do Campeonato Espanhol, dominado amplamente pelo Barcelona desde as rodadas iniciais. Mas os catalães empataram três vezes nas últimas cinco rodadas. Deixaram seis pontos pelo caminho, e o Atlético de Madrid aproveitou. Por baixo dos panos, o time de Diego Simeone faz uma La Liga fantástica, com apenas uma derrota em 26 partidas. Ganhou os últimos seis jogos e aproveitou os tropeços do Barcelona para desenhar esta decisão, no próximo domingo, no Camp Nou. Vitória colchonera reduz a diferença para dois pontos, a 11 rodadas do fim. Pressão para os homens de Valverde.

Fique de olho

Chelsea x Manchester City
Domingo, 13h (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações Oddsshark: Chelsea (5.43), City (1.61), empate (4.14)

O Manchester City segue navegando em velocidade de cruzeiro pela Premier League. Na quinta-feira, em partida isolada da competição, aplicou 3 a 0 no Arsenal, mesmo placar da decisão da Copa da Liga Inglesa, no último domingo. São 16 pontos de vantagem para o segundo colocado e um título praticamente garantido. Foco total na Champions League? Poderia ser, mas, para o azar do Chelsea, os Citizens já fizeram 4 a 0 no jogo de ida contra o Basel e não precisam reservar energias para a volta, na quarta-feira posterior ao clássico. Logo, Antonio Conte, que vem tentando recuperar o seu time de uma sequência ruim de resultados, provavelmente terá que lidar com força total no próximo domingo.

Milan x Internazionale
Domingo, 16h45 (RAI Internacional e Fox Play)
Cotações Oddsshark: Milan (2.44), Inter (3.11), empate (3.16)

Gattuso, comandante do Milan

Um dérbi que promete pegar fogo. O balanço de forças de Milão mudou de lado nas últimas rodadas. Atualmente, o Milan parece o time mais perigoso, recuperando-se com Gattuso. Tem seis vitórias e um empate nas últimas sete rodadas. A sequência levou a equipe à sétima posição e vaga na Champions League agora é uma possibilidade. A quarta colocada tem apenas sete pontos a mais e é justamente a Internazionale, que acumula apenas dois triunfos nas últimas 11 partidas pela Serie A. Um clássico de grande rivalidade com muito em jogo é geralmente imperdível.

Napoli x Roma
Sábado, 16h45 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações Oddsshark: Napoli (1.58), Roma (5.98), empate (4.12)

Duelo entre as duas equipes que brigaram pelo segundo lugar no último Campeonato Italiano. Atualmente, estão mais distantes. O Napoli está cabeça a cabeça com a Juventus, alguns centímetros à frente. Tem quatro pontos de vantagem e um jogo a mais. Não pode se dar ao luxo de tropeçar. A Roma começou bem a Serie, acompanhando os líderes, mas teve uma queda de rendimento. Seis rodadas sem vitória derrubaram o time da capital para o quinto lugar. Houve uma leve recuperação, com três triunfos seguidos, mas todos contra equipes fracas e com atuações pálidas. Vem de derrota, em casa, para o Milan.

Os clássicos

Atlético Mineiro x Cruzeiro
Domingo, 11h
Cotações Oddsshark: Atlético (2.23), Cruzeiro (3.02), empate (3.13)

O Cruzeiro começou melhor a temporada, com sete vitórias e um empate no Campeonato Mineiro. A primeira derrota, porém, veio no jogo mais importante, contra o Racing, na estreia da Libertadores. Era mesmo um adversário difícil, e a atuação do time de Mano Menezes foi boa, apesar dos problemas defensivos. O Atlético Mineiro cresceu de produção com o interino Thiago Larghi. Ganhou de 3 a 0 do América Mineiro, fez 4 a 0 no Botafogo da Paraíba e ganhou do Figueirense fora de casa.

Fortaleza x Ceará
Domingo, 19h (Esporte Interativo)

Rogério Ceni, do Fortaleza (Foto: Fortaleza EC)

É o começo da segunda fase do Campeonato Cearense. O Fortaleza, líder da anterior, deu o pontapé inicial com vitória por 2 a 0 sobre o Iguatu, em jogo isolado da primeira rodada. Agora, mede forças com o grande rival Ceará, que ganhou o primeiro clássico desta edição do estadual, por 2 a 0. O Vovô ficou em segundo lugar na primeira fase, dois pontos atrás do Fortaleza.

ABC x América
Sábado, 17h30 (Esporte Interativo)
Cotações Oddsshark: ABC (2.02), América (3.19), empate (3.20)

O ABC levou a Copa Cidade de Natal, o primeiro turno do Campeonato Potiguar, no saldo de gols, porque ficou com o mesmo número de pontos do América: 18. E já leva vantagem também na Copa Rio Grande do Norte, com três vitórias nas três primeiras rodadas. O América tem um empate, com o Força e Luz. O clássico no Frasqueirão é importante para o América passar à frente no segundo turno e tentar estabelecer uma grande decisão estadual contra o rival.

Santos x Corinthians
Domingo, 17h
Cotações Oddsshark: Santos (2.24), Corinthians (3.29), empate (3.12)

Nenhum dos dois times estreou com vitória na Libertadores, mas o Corinthians atuou contra um adversário mais difícil, empatou e tem o crédito de ter derrotado o Palmeiras, no último sábado. A situação do Santos é um pouco mais delicada. Perdeu do Real Garcilaso e o futebol apresentado ainda não enche o torcedor de confiança no trabalho de Jair Ventura. A tabela não é um problema para nenhum dos dois, líderes de seus grupos no Paulistão, a três rodadas do fim. A questão é ganhar confiança e tranquilidade no clássico.

Vale uma zapeada

Lazio x Juventus
Sábado, 14h (Fox Sports)
Cotações Oddsshark: Lazio (3.54), Juventus (2.18), empate (3.34)

Ciro Immobile, da Lazio (Photo by Marco Rosi/Getty Images)

Outro grande jogo de uma rodada privilegiada do Campeonato Italiano. A Lazio, terceira colocada, encarou uma sequência de três derrotas seguidas. É verdade que duas delas foram contra Milan e Napoli, fora de casa, resultados até certo ponto esperados. Recuperou-se batendo Verona e Sassuolo, como deveria ser. A missão é se estabelecer entre os classificados à próxima Champions League. Enquanto isso, a Juventus corre atrás do Napoli. Está a quatro pontos de distância, com um jogo a menos.

RB Leipzig x Borussia Dortmund
Sábado, 14h30 (ESPN+ e Watch ESPN)
Cotações Oddsshark: Leipzig (2.60), Dortmund (2.68), empate (3.54)

Ninguém mais pensa em título na Alemanha, com exceção do Bayern de Munique, mas a briga pelo segundo lugar segue muito acirrada. Apenas três pontos separam o vice-líder, Borussia Dortmund, do sexto colocado, o RB Leipzig. Justamente os adversários deste sábado. O Dortmund está invicto há nove rodada, enquanto a equipe de Leipzig perdeu os últimos dois duelos e ganhou apenas cinco dos últimos 15 pelo Campeonato Alemão.