Jonas escreveu um grande capítulo na história da sua carreira, marcando também o seu nome na gloriosa memória do Benfica. Marcou dois gols na vitória por goleada dos encarnados por 6 a 0 sobre o Vitória de Setúbal e, assim, rompeu a marca de 100 gols pelo clube. Tem agora 101 e é, definitivamente, um dos grandes artilheiros da história do clube, sendo o brasileiro que mais marcou gols pela equipe.

LEIA TAMBÉM: Imagens do árbitro de vídeo, VAR, irão passar na TV nas transmissões do Campeonato Português

O atacante, de 33 anos, chegou em 2014 ao Benfica, sem muito alarde. Tinha ficado sem contrato no Valencia, após a temporada 2013/14. Especulado em muitos clubes, acabou fechando com o Benfica, ainda sob alguma desconfiança. Mas logo na sua primeira temporada, fez 31 gols em 35 jogos. Destes, 20 foram no Campeonato Português. Na temporada seguinte, 2015/16, fez 32 gols em 34 jogos e, desta vez sim, foi o artilheiro do Campeonato Português. No total, foram 36 gols em 48 partidas.

A temporada 2016/17 acabou sendo ruim para Jonas, que se machucou e ficou muitos jogos fora. Mesmo assim, ajudou o Benfica a conquistar o tetracampeonato. Foram 18 gols em 28 jogos, apesar de muitas ausências ao longo da temporada. Na atual temporada, Jonas já começou com tino artilheiro. São 16 gols em 19 jogos, sendo que no Campeonato Português marcou 15 gols em 12 jogos, média de mais de um por partida.

Com os 101 gols que tem pelo Benfica, Jonas é o segundo maior artilheiro estrangeiro do clube. O primeiro é Óscar Cardozo, paraguaio que atualmente defende o Libertad, que tem 172 gols. Defendeu o Benfica de 2007 a 2014, antes de jogar por Trabzonspor, Olympiacos e, deste este ano, no Libertad.

Se contarmos os brasileiros que marcaram época jogando em Portugal, só dois jogadores marcaram mais gols. Liédson, jogando pelo Sporting, fez 172 gols. Jardel, atuando pelo Porto, fez 168 gols. A distância é muito grande para pensar em alcançar. Seja como for, já é um dos maiores atacantes brasileiros da história do Benfica. E sem dúvidas, o maior artilheiro brasileiro que já esteve na Luz.

Abaixo você assiste aos gols dos 6 a 0 do Benfica sobre o Vitória de Setúbal, com dois gols de Jonas. E depois, uma homenagem do Benfica, com todos os 100 gols do brasileiro com a camisa dos encarnados. Assista: