Não é segredo para ninguém que é difícil encontrar por aí jogadores bem esclarecidos e com discursos que fogem do usual. Normalmente, atletas de futebol preferem se abster de discussões que não envolvam o jogo dentro das quatro linhas, mesmo quando o assunto é relacionado ao esporte que pratica. Os poucos que fogem desse perfil pasteurizado dos boleiros normalmente acabam ganhando algum espaço na mídia após a carreira como jogador, e esse parece o futuro de Juan Mata. O espanhol inclusive sequer esperou pendurar as chuteiras para começar a expressar suas opiniões, e desde outubro de 2012 mantém seu próprio blog no site de notícias espanhol Grada360.

Os textos de Mata nunca estiveram tanto em evidência quanto agora. Seja pelo mau momento vivido pelo Manchester United ou pela transferência do jogador para Old Trafford ter gerado expectativas, o fato é que as palavras de Mata repercutem, e um texto publicado pelo jogador nesta segunda-feira acabou gerando manchetes em diversos veículos ingleses.

Como o United não tinha nenhum jogo marcado para o final de semana, a equipe viajou para um período de treinos ações publicitárias em Dubai, e Mata falou sobre a importância de excursões como essa em seu blog. “Pessoalmente, esses dias são bons para que eu me adapte ainda mais ao time e compartilhar esses momentos com meus companheiros, além de, é claro, treinar duro e me acostumar aos padrões de trabalho após apenas três semanas no clube”, comentou em seu último post.

Após o decepcionante empate com o Fulham por 2 a 2, em Old Trafford, na última rodada realizada pela Premier League, outro post de Mata. “Para falar a verdade, não é fácil escrever aqui nesta semana. Acabei de chegar em casa (já encontrei uma em Manchester) depois de um empate muito frustrante.  Sinceramente, acho que o futebol está sendo cruel conosco. Fizemos de tudo para conseguir os três pontos, mas, no fim, se trata de gols, e o Fulham marcou no último minuto”, lamentou a nova contratação do time.

Como você pode notar nas citações acima, o conteúdo do blog do jogador é uma espécie de entrevista coletiva mais detalhada e com maior liberdade. Mas não apenas os jogos que disputou ou o momento de seu clube são abordados. Nele, o espanhol já falou, por exemplo, de sua busca por uma casa em Manchester e sobre a morte de Luis Aragonés. “Ele iniciou a melhor era na história do futebol espanhol, treinou vários clubes e também foi um jogador muito importante. Então, ele deixa um importante legado. Nunca me esquecerei daquela final em Viena, que assisti de Oviedo e vivi como qualquer outro torcedor. Descanse em paz, Luis, e obrigado por tudo que você deu ao nosso futebol.”

As rodadas de La Liga e a situação dos grandes de seu país-natal também são abordados pelo camisa oito. Se você é torcedor do Manchester United e quer ter uma ideia de como uma das maiores esperanças de salvação do time está se sentindo e quais suas impressões, acompanhar os textos do atleta é uma boa pedida. Os textos, é claro, não são análises espetaculares ou revelações bombásticas dos bastidores dos Red Devils. No entanto, para fãs de futebol em geral, é legal ter também um refúgio para declarações que destoam da média. Sem falar que o fato de ser notável que o texto não vem de nenhuma assessoria ou coisa do tipo já aproxima muito mais você do jogador.