Juventus e Milan terão compromissos bastante complicados na 12ª rodada da Série A. Além de tentar manter-se na ponta, a Vecchia Signora vai à capital no sábado para enfrentar a Roma, com quem mantém uma relação tensa nas últimas temporadas. Já os rossoneri viajam para um duelo difícil contra a Fiorentina, no dia seguinte.

A Juve (30 pontos) conquistou a ´simpatia´ da Roma (6º, 18) com mais afinco a partir da última temporada. Fabio Capello foi o estopim do aumento da rivalidade entre as duas equipes, ao trocar o time da capital pelo de Turim. Logo foi tachado de traidor pela torcida pela mesma torcida que o aplaudia. A situação piorou quando o treinador criticou Francesco Totti e aconselhou aos jovens jogadores da Roma a trocarem de modelo de atleta, referindo-se ao craque. O ídolo respondeu à altura, acusando Capello de ´não ser uma pessoa confiável´.

Totti elevou a temperatura da partida nesta semana ao criticar Emerson, que saiu da Roma para a Juventus. Na última temporada, quando os dois times se enfrentaram, houve diversas jogadas ríspidas. Entre elas, Leandro Cufrè acertou um golpe no rosto de Alessandro Del Piero. Enquanto a Juve está sem problemas para a partida, a Roma segue em dúvida quanto à presença ou não de Antonio Cassano.

Juntos na seleção italiana, Luca Toni e Alberto Gilardino agora se encontram em lados opostos. O Milan (2º, 28 pontos) não terá mais uma vez Andryi Shevchenko, recuperando-se de uma lesão. Mesmo sem o ucraniano, o ataque segue mortal, com onze gols marcados nas últimas três partidas da equipe. O clube pode assumir a liderança do campeonato caso vença e a Juve tropece.

Porém, a Fiorentina (3º, 25 pontos) conta, além do artilheiro do campeonato, com 13 gols, com a força quando atua em casa. Em cinco partidas no Artemio Franchi, a equipe obteve um rendimento de 100%.

Em quarto, a Internazionale (20 pontos) enfrenta em casa o Parma (16º, nove) para não perder contato de vez com os primeiros colocados. Os nerazzurri vêm de uma seqüência ruim: uma derrota e dois empates.

Confira as partidas deste fim de semana pela 12ª da Série A:

Sábado, 19/novembro
Udinese x Messina (15:00, RAI)
Roma x Juventus (17:30, RAI)

Domingo, 20/novembro
Fiorentina x Milan (12:00, Bandeirantes)
Chievo x Ascoli
Livorno x Empoli
Sampdoria x Lazio
Treviso x Palermo
Lecce x Siena
Reggina x Cagliari
Internazionale x Parma